O estresse do dia a dia é uma constante na vida de inúmeras pessoas, podendo causar prejuízos diretamente associados à falta de sono ou dificuldade para dormir. De acordo com a Fiocruz, cerca de 72% das pessoas sofrem com a insônia. Uma forma interessante de cuidar dessa questão é aprender sobrea correlação entre yoga e sono.
Os praticantes dessa atividade relatam que, graças às técnicas de respiração específicas, é possível diminuir o estresse, relaxar o físico e o mental e, com isso, “preparar” o corpo para uma noite de sono mais tranquila e proveitosa.
Se você tem dificuldade para dormir, continue lendo. Neste post, falaremos sobre como o yoga e o sono estão relacionados, quais os benefícios dessa prática para uma boa noite de descanso, quais as principais posturas que te ajudam a relaxar e, de quebra, como você pode incluir essas dicas para dormir bem na sua rotina noturna!
Vem com a gente!
De origem indiana, o yoga é uma arte de mais de cinco mil anos de existência, que consiste na prática de movimentos associados a exercícios respiratórios que visam à evolução do ser humano em todos os seus aspectos: físico, mental, pessoal e espiritual. Os princípios do yoga abarcam a união entre corpo, mente e tudo o que nos rodeia.
Durante a prática, é comum que as pessoas entrem em estado de meditação contemplativa, concentrando-se na própria respiração e na elaboração das posições específicas da atividade. Essas posições, aliás, são excelentes formas de exercitar a flexibilidade e força corporal.
Segundo o professor de yoga Ravi Kaiut, em entrevista para o Estado de Minas, além dos benefícios físicos, a prática também pode ajudar a resolver os problemas de estresse, ansiedade e agitação mental, o que explica o yoga auxiliar na insônia.
De acordo com praticantes da atividade entrevistados pelo Estado de Minas, existem técnicas específicas do yoga que auxiliam o sono. As posturas (chamadas de asanas), associadas aos exercícios de respiração (conhecidos como Pranayama), podem promover o relaxamento e facilitar na hora de pegar no sono e no tempo de duração total do seu repouso.
É claro que, além de utilizar o yoga para relaxar, você também pode se beneficiar das práticas de “higiene do sono”, um conjunto de hábitos que recomenda evitar telas, sons altos ou estimulantes antes de dormir, para que seu cérebro “desligue” sem interrupções.
Apesar de existirem milhares de posições catalogadas na prática de yoga, algumas são mais famosas por suas capacidades de estimular o sono e garantir um repouso mais tranquilo e duradouro.
Como é comum na prática das posturas de yoga para o sono, cada uma delas deve ser associada a exercícios respiratórios lentos e ritmados. A ideia é aproveitar o movimento de inspiração e expiração para se concentrar no momento, como explica Fernanda Raiol, professora de yoga, em seu vídeo.
Até aqui, ficou claro o quanto o yoga e o sono estão relacionados. Além disso, existem muitos outros benefícios do yoga ao associar esses dois aspectos. A principal delas está na criação de uma rotina de repouso saudável, sem interrupções, e que prioriza não sóa necessidade de descanso, como também a de ter energia no dia seguinte.
Não é segredo que, ao ter uma boa noite de sono, as suas chances de ter um dia com mais disposição e bem-estar depois são muito maiores. Isso porque, além de se livrar do cansaço físico com a prática do yoga contra insônia, você também treina sua mente para manter os pensamentos organizados.
O sono, que tem poder restaurativo, também é um fator importante para a manutenção da saúde mental. Com as práticas regulares do yoga, você começa a perceber as vantagens em poucos dias.
Outro grande benefício do yoga para o sono está relacionado à memória dos praticantes. Afinal, com a mente descansada, você fica muito mais propensa a registrar informações com facilidade, além de absorver conhecimentos sobre si própria e o que te rodeia.
Aliás, os benefícios do yoga vão além do sono: a prática ajuda com o fortalecimento e flexibilidade, percepção corporal, desenvolvimento e apuração do foco, autoconhecimento e facilidade de concentração.
Agora que você já entendeu sobre a relação entre yoga e sono, chegou a hora de colocar em prática os exercícios que, com certeza, vão te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas e relaxantes. O primeiro passo é a escolha do local onde o yoga será praticado.
Como você já deve ter percebido, essa atividade relaxante exige ambientes tranquilos, silenciosos, ventilados e confortáveis – você pode realizá-la no seu quarto, num parque ao ar livre ou na praia!
Tudo o que você precisa é de um espaço em que possa se movimentar livremente, um colchonete confortável e roupas confortáveis que permitam que você explore todas as posturas que aprendeu aqui ou em suas pesquisas online.
Para isso, você pode optar por vídeos no YouTube ou podcasts, por exemplo, que te guiem nessa jornada física, mental e espiritual rumo à paz e às noites de sono mais tranquilas.
Aliás, para garantir que suas posturas sejam o mais fluidas possível na prática e associação entre yoga e sono, que tal conhecer a linha fitness da Cali For Sun?
No nosso site, além dos itens de moda praia que você já conhece e ama, agora você encontra uma sessão de artigos e roupas para treinos que te permitem executar qualquer atividade com liberdade, confiança, segurança, conforto e estilo.
Quer conhecer mais sobre a coleção? Acesse o site, navegue pela categoria e apaixone-se!