evolução da moda fitness

Evolução da moda fitness: quando começou, tendências e mais

Todos os estilos de moda vão se inovando com o tempo, sejam nas roupas do dia a dia, de beachwear ou sociais. 

Assim, é possível incorporar novas tendências e adequar-se às transformações que os próprios consumidores passaram. Quando pensamos na evolução da moda fitness, a história não poderia ser diferente.

Desde o começo do século passado, sem dúvidas percorremos diferentes costumes, preferências e comportamentos da sociedade para chegar até onde estamos hoje.

Se você gosta deste assunto, pode se deparar com algumas dúvidas. Por exemplo, exatamente quando começou a moda fitness? Quais foram as principais tendências dos anos 1970 e 1980? Qual é o futuro do estilo esportivo?

Neste conteúdo, falaremos sobre essas questões. Vamos lá?

Quando começou a moda fitness?

Até o início do século 20, os esportes eram voltados apenas para classes mais altas da sociedade ou com cunho militar. 

Contudo, com o tempo, as atividades esportivas começaram a ser encaradas como algo para o lazer, o que fez com que todo este cenário mudasse. Era necessário se preocupar, também, com o que usar, certo?

Essa é uma questão interessante especialmente para as mulheres. Por volta de 1920, as calças começaram a fazer parte do guarda-roupa feminino e, aquelas que se exercitavam, também aproveitaram para usar neste momento, além de blusas que cobriam quase até o pulso.

Logo no início da década de 1930, com a crise econômica nos Estados Unidos, os tecidos usados começaram a ser mais baratos, mas ainda não se preocupavam com o conforto e a liberdade de movimento durante os treinos.

Porém, como vimos, a cada momento a evolução da moda fitness avança, não é mesmo?

Já nos anos 1940, os shorts curtos de cintura alta e as camisetas de manga curta tomaram conta das peças esportivas femininas. Chegava uma nova era: mais leve, despojada e prática.

As décadas de 1950 e 1960 foram marcadas pela calça tipo cigarrete e camisetas, além da continuação do uso dos shorts. Este foi o momento em que começou-se a priorizar o conforto e a funcionalidade. 

E depois? Bom, é quando realmente começa a moda fitness, como a conhecemos hoje. Veja mais detalhes a seguir.

Evolução da moda fitness

Agora que falamos sobre quando começou a moda esportiva, podemos embarcar em um cenário que ainda faz parte da memória de muitas pessoas: as tendências dos anos 1970 até os dias de hoje. Confira.

Tendências da moda fitness nos anos 70 e 80

Nos anos 1970, a moda esportiva começou a ganhar destaque com o aumento da conscientização sobre saúde e bem-estar. 

As roupas eram influenciadas pelo movimento da contracultura, com cores vibrantes, estampas psicodélicas e tecidos leves e elásticos que permitiam liberdade de movimento. O visual “disco” teve impacto, com collants justos e macacões coloridos.

Já na década de 1980, a moda fitness se tornou mais influenciada pela cultura pop e pelo estilo aeróbico.

Ou seja, roupas brilhantes, leggings justas, tops cortados e shorts de cintura alta eram comuns. Neste período, marcas como Adidas e Nike começaram a dominar o mercado, trazendo inovações em tecidos e designs.

Moda fitness nos anos 90 

Nestes anos, a moda fitness começou a se tornar mais sofisticada e orientada para o desempenho. De maneira geral, roupas como calças de moletom largas deram lugar a calças de ginástica mais ajustadas e funcionais. 

Algumas marcas esportivas começaram a se tornar cada vez mais populares, lançando linhas de roupas esportivas que combinavam estilo e desempenho. 

Muito disso ocorreu porque a cultura do fitness cresceu mais com o surgimento de academias modernas, assim como o interesse das pessoas em atividades de alta intensidade.

Dos anos 2000 até hoje

Nestes últimos anos, o yoga e o pilates ganharam popularidade crescente, influenciando a moda fitness. As roupas tornaram-se mais técnicas, com tecidos elásticos, respiráveis e de secagem rápida.

Mais do que isso, houve uma grande evolução da moda fitness neste momento: a tendência crescente de usar roupas de academia não apenas para o exercício, mas também como moda casual. 

Leggings, tops de ginástica e até mesmo tênis esportivos tornaram-se parte do guarda-roupa diário de muitas pessoas.

Portanto, deu para perceber que, ao longo das décadas, a moda esportiva evoluiu de roupas simples e funcionais para peças técnicas, estilosas e influenciadas pela cultura pop. 

Essa transformação reflete o interesse global na saúde e no bem-estar, assim como a mudança nas percepções sobre o que significa estar em forma e saudável.

Leia também! Tendências da moda fitness para 2024: construa um estilo único!

Qual o futuro da moda fitness?

Agora que já olhamos para o passado, será que é possível pensar no futuro da moda fitness? Provavelmente, será marcado por uma série de tendências e inovações. Vamos ver algumas possibilidades.

  • Tecnologia vestível (wearable tech): a integração de moda fitness e tecnologia possivelmente se tornará cada vez mais comum. Isso pode incluir tecidos inteligentes que monitoram dados biométricos, como frequência cardíaca e calorias queimadas, transmitindo essas informações para dispositivos móveis.
  • Sustentabilidade na moda fitness: a conscientização ambiental está crescendo em todo o mundo; e isso se refletirá neste setor. Espera-se que haja uma demanda por materiais sustentáveis e práticas de fabricação éticas na produção de roupas esportivas.
  • Integração de estilo casual e fitness: à medida que as fronteiras entre moda casual e fitness continuam a se dissipar, podemos esperar ver mais peças híbridas que são adequadas tanto para atividades físicas quanto para uso diário. Roupas que transitam facilmente do ginásio para o escritório ou para o happy hour serão cada vez mais populares, refletindo o estilo de vida multifacetado e agitado de muitos consumidores.
  • Moda inclusiva: a diversidade de corpos e a inclusão nas campanhas de moda estão se tornando mais proeminentes. Isso provavelmente se estenderá à moda fitness, com marcas oferecendo uma gama mais ampla de tamanhos e designs para atender a uma base de consumidores mais diversificada.

Lembre-se de que você pode adaptar a moda fitness ao seu estilo pessoal. Para isso, conheça roupas que você se sinta confortável, aposte em cores e padrões que você ama e combine peças de alta performance com aquelas mais estilosas. 

O mais importante é que você se sinta bem consigo mesma e confiante em todas as suas escolhas e estilos de moda, seja fitness, beachwear ou casual.

Falando nisso, que tal conhecer a Cali for Sun?

Moda sustentável na Cali for Sun

A Cali for Sun também está comprometida com a moda beachwear sustentável. Além de priorizar fornecedores certificados — que garantem práticas ecológicas de uso recursos e gestão de resíduos —, a própria marca adota ações eco-friendly.

Já substituímos as embalagens plásticas por caixas de papel para o envio das encomendas para todo o Brasil. E, também, aproveitamos os retalhos que sobram da confecção dos biquínis para produzir as xuxinhas de cabelo que nossas clientes recebem de brinde.

Esse é só o começo! Nossa intenção é buscar a melhoria contínua dos processos, de uma ponta a outra da cadeia de produção.

Que tal passar na Cali for Sun e conferir as nossas novidades em moda praia?

Na nossa loja, você encontra diversos modelos de biquínis, maiôs e saídas de praia para compor looks lindos, cheios de estilo e sustentáveis.

Cali for Sun Beachwear: sinta-se livre para ser você mesma.