Como montar um guarda-roupa versátil

Guarda-roupa versátil: veja como economizar sem sair da moda!

Você definitivamente precisa saber como montar um guarda-roupa versátil! Ao contrário do que muita gente pensa, vestir-se de acordo com as tendências não precisa representar um gasto significativo. 

Um dos aspectos importantes do avanço da indústria da moda foi a popularização e a consequente facilitação do acesso às peças mais versáteis e com preços mais em conta. 

Neste artigo, falaremos sobre como montar um guarda-roupa versátil, estratégias para economizar com roupas e até dicas para otimizar espaço no closet. 

Vem com a gente!

O que é um guarda-roupa versátil?

Muitas pessoas associam um guarda-roupa inteligente e econômico ao minimalismo, já que este estilo visa construir looks diversos utilizando peças em tons, modelos ou estampas que permitem a combinação de umas com as outras.

Quando pensamos em como montar um guarda-roupa versátil, um dos pontos principais é entender como os looks podem ser construídos sem, necessariamente, precisar ter inúmeras peças para combinar. 

Isto, mais do que uma tendência de moda que te ajuda a otimizar espaço no closet, é também uma atitude sustentável extremamente importante e muito explorada ao redor do mundo. 

O minimalismo na moda e a tendência sustentável 

Seja qual for seu estilo, sempre é possível associar a preocupação socioambiental ao uso de peças ecologicamente corretas. 

Tanto a tendência do minimalismo quanto outras podem ser associadas a algumas práticas essenciais e que, a longo prazo, possibilitam que você acompanhe a moda sem se pautar unicamente em peças de “fast-fashion”. 

Por sinal, o mercado de roupas second hand cresceu significativamente nos últimos anos, fazendo crescer, também, o consumo da moda vintage de modo geral. 

Estas e outras pequenas ações, como conhecer a procedência das peças que compra e os cuidados ambientais tomados pelas empresas de quem você consome, representam passos importantes para o cuidado com o planeta na hora de montar um guarda-roupa versátil. 

Peças-chave para um guarda-roupa versátil

Decisões sobre como montar um guarda-roupa versátil podem parecer desafiadoras, mas quando você entende mais sobre as tendências de moda e como elas se encaixam no seu estilo, as escolhas ficam mais fáceis. 

Por exemplo: ao montar um look de praia, considerando um guarda-roupa inteligente e econômico, uma escolha interessante pode ser um modelo de biquíni com cores ou estampas que propiciam combinações com outros modelos. 

Assim, mesmo tendo poucas peças, você consegue criar composições diversas combinando texturas e cores diferentes. 

Neste sentido, você pode se inspirar em paletas de cores para a estação, estampas, modelos e muito mais, sem precisar, necessariamente, investir em diversas peças. 

Lembre-se: um guarda-roupa inteligente e econômico não é sinônimo de um guarda-roupa com peças que não combinam entre si, mas, sim, o contrário. 

Dicas de organização de guarda-roupa

Outro aspecto positivo de montar um guarda-roupa versátil é a facilidade de organizar e otimizar o espaço no closet. 

Veja algumas dicas de organização de guarda-roupa, logo a seguir!

  1. Separe as peças por categorias: roupas de calor, frio, para ficar em casa, para sair, coloridas, pretas e brancas… Existem inúmeras categorias que você pode considerar na hora de organizar o armário. O primeiro passo é descobrir quais classificações fazem sentido para você e separá-las a partir daí.
  2. Saiba dizer adeus: durante a organização, é válido avaliar suas peças e entender como elas funcionam no estilo atual. Manter guardada uma roupa que você não usa, que não lhe serve mais ou que não representa a forma como você gosta de se vestir não faz sentido e, ao doá-la, você faz a moda circular.
  3. Use etiquetas e organizadores: identificar suas roupas e colocá-las em caixas ou suportes organizadores é uma excelente forma de conseguir visualizar e entender tudo o que você tem e como cada peça combina com as outras.
  4. Atenção às dobras: existem inúmeras formas de se dobrar cada peça de roupa e, com certeza, há uma que seja melhor para você, considerando o espaço disponível. Explore os tipos de dobraduras e entenda qual melhor te ajuda na sua nova rotina de organização.
  5. Roupas x estações: as dicas acima podem – e devem! – ser aplicadas de modo que as roupas de cada estação estejam em locais mais visíveis para que você visualize e escolha aquela que melhor te serve. Mantenha à vista aquilo que precisa para o clima do momento. 

Saber como montar um guarda-roupa versátil se torna menos trabalhoso quando você entende os benefícios que essa mudança pode te trazer. Isso inclui a facilidade de composição de looks, a economia, o impacto ambiental e, claro, a organização do dia a dia.

Mais estratégias para economizar com roupas

Dicas de como organizar um guarda-roupa são apenas um pequeno passo para te ajudar nesta direção, mas, para se inspirar de verdade, é preciso que você saiba também que as roupas não são as únicas peças que compõem um estilo versátil. 

Os acessórios, por exemplo, são artigos de moda muito curingas, que podem transformar uma combinação e dar um toque de elegância extra à sua forma de se vestir. 

Uma vez que você entende o próprio estilo e como a moda te ajuda a construí-lo diariamente, percebe-se inúmeras possibilidades de construção de looks para todas as ocasiões: desde uma ida à praia com um vestido fresco para o verão até combinações mais elegantes para eventos noturnos, por exemplo. 

Neste verão, montar um guarda-roupa versátil pode ser o primeiro passo para te ajudar a lidar com o calor e, de quebra, explorar novas tendências de moda que contemplem seu estilo. 

Dê o primeiro passo e conheça a Cali For Sun. Aqui, você encontra biquínis, acessórios, saídas de praia e mais, tudo pensado para que você aproveite o calor com a autoestima renovada, dentro das principais tendências de moda para o verão 2024.