Mindfulness para Iniciantes

Mindfulness para iniciantes: o que é e como melhorar seu dia?

Com a correria do dia a dia, pode ser muito difícil arranjar um tempo para praticar aquilo que você gosta, seja uma atividade física ou mesmo desfrutar de um tempo de paz e tranquilidade para organizar os pensamentos e relaxar. 

Para isso, técnicas com o mindfulness podem te ajudar a focar no agora, permitindo maior atenção àquilo que precisa, enquanto aspectos menores ou cujas soluções podem aguardar ficam para o momento posterior. 

Neste artigo, você aprenderá sobre o mindfulness para iniciantes e entenderá como essa prática pode ser adotada com ações simples e que te ajudam a se organizar melhor com relação aos acontecimentos do cotidiano. 

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O que é mindfulness para iniciantes?

O termo “mindfulness”, em tradução livre, significa “atenção plena”, ou seja, a capacidade de aplicar todo o foco no presente, enquanto deixa as questões do passado e do futuro para serem resolvidas em momentos mais oportunos. 

Neste sentido, o mindfulness para iniciantes pode te ajudar a desenvolver hábitos que favorecem o foco e a paciência, permitindo que você tenha 100% de atenção nas questões que exigem o seu “eu” no presente, ao passo que as coisas do passado podem ser deixadas para trás e, as coisas que ainda virão, pertencem apenas ao futuro. 

A técnica pode parecer extremista, considerando que vivemos no tempo em que a sensação é que precisamos resolver tudo na mesma hora, porém, esse sentido de organização mental do mindfulness para iniciantes pode significar um bem-estar psíquico importante para que sua qualidade de vida melhore. 

Para tal, é preciso que você entenda alguns pontos sobre a prática e saiba como ela pode ser aplicada à sua realidade, sem afetar os compromissos, mas também sem ser deixada de lado na primeira oportunidade. 

Como se pratica o mindfulness?

Considerando o mindfulness para iniciantes, é importante que você entenda alguns princípios básicos para que a prática não se mostre “extrema” de algum modo à sua realidade. 

Isto porque, de início, pode ser desafiador entender a mudança que o mindfulness para iniciantes propõe, justamente por representar uma alteração no comportamento e na forma de encarar o mundo e as nossas responsabilidades. 

Portanto, mais importante do que entender o que é o mindfulness, é ter uma base sólida sobre ele para tentar, gradativamente, colocá-lo em prática. Para te ajudar neste início, confira as 7 dicas que selecionamos para você!

  • Permita-se sentir: parte essencial da prática do mindfulness para iniciantes é aprender a sentir as emoções, e não refreá-las. Isto te coloca em sintonia com a mente e ajuda a entender as reais necessidades, os desejos do coração e sua forma de entender e lidar com o mundo, com as obrigações e os receios que vêm disso.
  • Pratique meditação em momentos estratégicos: ao contrário do que muitos pensam, meditar não exige imobilidade, olhos fechados e silêncio absoluto. A arte da meditação pode ser realizada enquanto faz uma caminhada, realiza tarefas diárias ouvindo música ou está dirigindo. Meditar significa colocar sua mente em sintonia com o coração e pensar profundamente naquilo que te rodeia. 
  • Tenha refeições contemplativas: evite se distrair em momentos de refeições. Temos a enorme tendência de assistir à televisão ou ficar no celular enquanto comemos, em vez de focar nos alimentos e agradecer pela dádiva de termos acesso a eles. Experimente se concentrar no que come e degustar cada garfada: a diferença é enorme!
  • Nutra sua alma: experimente consumir conteúdos que tenham sentido para sua nova realidade, como livros sobre mindfulness para iniciantes, meditação, bons hábitos etc. Essa mudança pode ser significativa para a nova forma de ver o mundo e pode ajudar a conquistar seu objetivo.
  • Entre em contato com a natureza: sempre que possível, esteja em contato com a natureza, seja durante um passeio no parque ou em uma viagem. Observe como as plantas se “comportam”, como os animais vivem e nutra-se deste contato riquíssimo. 
  • Modere sua alimentação: nutrir o corpo com alimentos saudáveis, ingerir água e ter atenção ao que consome, de modo geral, são excelentes formas de se ajudar no processo de mindfulness para iniciantes.
  • Pratique atividades físicas: exercitar o corpo é uma excelente maneira de focar no agora, tanto pela atenção aos movimentos quanto pela baixa necessidade de atividade intelectual voltada às outras ações. Experimente realizar caminhadas ou corridas, respeitando seu corpo e concentrando-se no presente. 

As formas de se praticar o mindfulness para iniciantes são inúmeras, mas, com as dicas acima, você será capaz de começar com uma base sólida e uma boa noção para buscar mais hábitos que fortaleçam essa sua nova forma de viver. 

Quais as vantagens do mindfulness?

Agora que você já sabe como se pratica o mindfulness, chegou o momento de entender sobre os benefícios que esse hábito traz, como o bem-estar mental, o senso de organização e a melhora na produtividade

Claro que, para algumas pessoas, o tempo de percepção dos benefícios pode variar, assim como o sucesso na prática dos aspectos que apontamos também pode ser mais lento. Aqui, o importante é a constância e perseverança. 

Logo no início, você já pode perceber que o mindfulness para iniciantes te ajuda muito no controle do estresse, da ansiedade e até nos sintomas mais evidentes da depressão. Isso, por si só, já representa uma transformação extremamente positiva no seu desenvolvimento como pessoa e na forma como sua vida caminha. 

Além disso, o mindfulness favorece o foco, reduz a insônia e melhora a velocidade do seu pensamento. Todos estes fatores, combinados, são muito eficientes em realizar mudanças positivas no seu corpo, podendo contribuir para o controle do peso e da hipertensão, além da redução de dores crônicas. 

Não existem contraindicações para a prática e entender quais as vantagens do mindfulness já é um excelente combustível para que você dê o primeiro passo nessa transformação da sua vida. Comece hoje e alinhe as expectativas às realidades. 

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