Tão importante quanto manter uma rotina de exercícios regulares, é ter atenção à qualidade do sono e saber equilibrar o ritmo corrido do dia a dia com os momentos de repouso. Afinal, a relação entre atividade física e sono é bastante íntima e, quando bem trabalhados, esses fatores são peças importantes para o bem-estar e qualidade de vida.
Um estudo publicado no blog da Sleep Foundation divulgou que a prática de exercícios regulares — e com certa intensidade — interfere diretamente no processo de dormir, tanto para pegar no sono, quanto para ter noites mais proveitosas, relaxantes e revigorantes.
A mesma pesquisa também indica que, após uma boa noite de sono, as chances de sofrer com perda de eficiência na prática de atividades no dia seguinte é menor. Ou seja, fazer exercícios e qualidade do sono estão diretamente interligados!
Continue no artigo para entender mais sobre essa relação. Hoje, além de dar dicas para praticar atividade física e dormir melhor, falamos sobre:
Boa leitura!
Numa análise mais simples e direta entre atividade física e qualidade do sono, vemos que, ao treinar, ficamos mais cansadas e, portanto, dormimos mais facilmente. Consequentemente, dormir bem nos deixa mais dispostas para praticar exercícios.
Porém, além dessa constatação, há estudos que comprovam a importância e os benefícios da atividade física para o sono.
No caso de pacientes com insônia crônica, por exemplo, verificou-se que a prática regular de exercícios físicos adianta o tempo de início do sono em até 13 minutos. O mesmo estudo, publicado pela National Library of Medicine, também constatou que o período em repouso desses pacientes é até 18 minutos maior do que aqueles que não praticam atividades.
Isso porque, além de cansar o corpo, as atividades físicas liberam neurotransmissores que aliviam a sensação de ansiedade e tensão — fatores associados à perda do sono. Somadas, essas características resultam em noites muito mais reparadoras.
Para pessoas que praticam exercícios regularmente, uma má noite de sono significa perda de eficiência, lentidão na execução dos movimentos e fadiga. Porém, os malefícios de ficar sem dormir podem ser maiores, conforme o período em vigília aumenta.
O pesquisador Christopher E. Kline publicou um estudo que apontou uma “relação bidirecional” entre atividade física e sono, em que o tempo acordado afeta a execução de exercícios e causa:
Uma forma de driblar esses prejuízos é por meio da prática de atividades físicas. Confira alguns exemplos a seguir.
Apesar de não existir uma regra sobre os tipos de exercícios para melhorar o sono, veja 3 modalidades que ajudam a ter uma noite mais tranquila.
Fazer caminhadas ou corridas, pedalar, nadar e atividades aeróbicas em geral são excelentes formas de gastar energia e melhorar o sono. Outras modalidades, como musculação, flexões e abdominais, também são peças-chave para ajudar a dormir melhor.
Além de cansar o corpo e estimular a mente durante a prática, esses exercícios induzem a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.
Polichinelo, pular corda e burpees são ótimas formas de alinhar a relação entre atividade física e sono. Esses exercícios são excelentes para o gasto energético, ajudam a diminuir o tempo em vigília e aumentar o período em repouso.
Praticar exercícios como o yoga também ajuda a desfrutar dos benefícios de atividades físicas e sono bem equilibrados. Com as técnicas de respiração e movimentos que a prática oferece, fica muito mais fácil relaxar e dormir mais rapidamente.
Associar a prática de atividade física e sono e incluir essa relação no dia a dia pode ser complexo, mas nós temos 4 dicas incríveis para te ajudar nesse processo. Veja!
Reserve um período do dia para se dedicar à qualidade do seu sono. Para isso, você pode optar pela meditação ou escolher alguma atividade física que ofereça benefícios estratégicos para a sua necessidade.
Aqui, vale tudo: ir à academia, caminhar no parque, fazer natação ou, na falta de tempo, recorrer a medidas mais simples e corriqueiras, como buscar o almoço a pé em vez de pedir delivery ou substituir o elevador pelas escadas.
A exposição prolongada às telas (celular, computador, televisão) estimula o cérebro e dificulta o processo de adormecer. Escolha um horário da noite para dar adeus aos dispositivos e comece a relaxar sua mente.
O ideal é desligar os eletrônicos e diminuir as luzes e barulhos da casa, no mínimo, 1 hora antes de se deitar. Nesse tempo, ocupe-se com outras atividades: cozinhar, ler, brincar com seu pet ou passar um tempo com a família são excelentes alternativas.
A rotina tem um poder muito forte sobre os nossos hábitos, e quando falamos em dormir, não é diferente. Determine um horário para se deitar e passe a respeitá-lo. No começo, pode ser difícil pegar no sono, mas com o tempo, seu organismo entende o que deve fazer e, pouco a pouco, você percebe como fica mais fácil.
Apesar da importante relação entre a atividade física e sono, não se cobre excessivamente nem crie rotinas mirabolantes na tentativa de melhorar a qualidade das suas noites. Leve em consideração a sua realidade, as obrigações que dependem de você e sua disponibilidade.
Respeite-se, respeite seu corpo e, com o tempo, você verá as mudanças que deseja.
Agora que você já sabe qual a relação entre atividade física e sono, que tal começar com o pé direito e providenciar looks cheios de estilo para começar a treinar e dormir melhor quanto antes?
Na Cali For Sun, você encontra uma linha fitness completa, com peças exclusivas, modeladas para todos os corpos e estilos. Cada modelo oferece o máximo de conforto e segurança para seus exercícios, com excelente respirabilidade e maleabilidade.
Conheça todas as peças no nosso catálogo e apaixone-se pela moda fitness da Cali!