dicas de roteiro no verão europeu

Dicas de roteiro no verão europeu: onde ir? 10 países incríveis

Quer fugir do inverno no Brasil e está procurando por dicas de roteiro no verão europeu? Essa é uma boa pedida para todos os públicos, desde aqueles que buscam cidades históricas até os que apreciam o contato com a natureza.

Afinal, o continente com mais de 2 mil anos certamente tem espaço para todo mundo. E, diferentemente do que muitos podem imaginar, é possível encontrar bons destinos do verão europeu gastando pouco.

Se você está procurando dicas para economizar na viagem de verão, o importante é ter um bom planejamento, que inclua comprar as passagens com antecedência e montar um roteiro que fuja dos lugares óbvios e das cidades caras.

Vamos embarcar nessa para descobrir lugares incríveis e paradisíacos, e viver as melhores experiências? Então, continue a leitura!

Dicas de roteiro no verão europeu gastando pouco

Pode ser que, ao pensar na Europa, venha logo à sua mente alguns lugares clássicos: a Torre Eiffel, em Paris, o Big Ben, em Londres ou o Coliseu, em Roma. Sem dúvidas, são lugares fantásticos, que carregam tanto a beleza de uma atração turística quanto uma longa tradição histórica.

Contudo, exatamente por serem as capitais de seus respectivos países, uma viagem para cidades como estas durante o verão pode custar mais do que você estava planejando a princípio. Isso significa que você não deve visitá-las? Claro que não!

Se for o sonho da sua vida conhecer os destinos, não tenha dúvidas. Com um bom planejamento, é possível fazer tudo acontecer.

Entretanto, neste momento, gostaríamos de apresentar algumas dicas de roteiro no verão europeu para quem quer sair do óbvio e, é claro, gastar menos. 

Passando pelo leste europeu até chegar em Portugal, os destinos reúnem o melhor que você poderia pedir durante a estação do ano mais quente: sol, mar e água fresca. Confira!

Romênia e Bulgária 

A Romênia e a Bulgária são países do centro-sudeste da Europa, integrando a península dos Balcãs, na margem do Mar Negro. Além disso, fazem divisa com outros países interessantes e que você pode incluir no seu roteiro, como a Turquia e a Grécia.

Por serem territórios antigos, são interessantes para quem deseja conhecer mais sobre novas culturas e locais históricos, como catedrais, mosteiros, museus e inúmeros castelos (como o Castelo do Drácula, em Bram, um dos cartões-postais da Romênia).

E se você deseja atrelar a cultura a praias incríveis, também não ficará desapontada. Os dois países contam com lugares imperdíveis, como Golden Sands, Albena, Vama Veche, Mamaia e muito mais!

Croácia e Montenegro

Um dos locais que está em alta, principalmente quando pensamos em praias paradisíacas na Europa, é a Croácia. Além do mar e areia, o país conta com outros pontos turísticos cheios de natureza, como o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.

Assim como na dica anterior, você consegue associar visitas a lugares históricos com destinos mais naturais. 

Por exemplo, Dubrovnik, que fica no sul da Croácia, é conhecida por sua Cidade Antiga, cercada por enormes muros de pedra erguidos no século 16. O melhor é que fica próxima à fronteira com Montenegro, então, você pode completar o restante da viagem alugando um carro ou então fazendo o trajeto de ônibus.

O país balcânico conta com montanhas escarpadas, vilas medievais e uma estreita faixa de praias ao longo de seu litoral do Mar Adriático. 

Uma das maiores promessas do Mediterrâneo, principalmente por seu baixo custo, o país ainda está sendo descoberto pelos turistas, então, você poderá curtir o verão europeu com um pouco mais de tranquilidade. Mesmo sendo pequeno, Montenegro acumula uma grande diversidade de países e atividades para todos os gostos. 

Entre as principais atrações, você pode incluir em sua lista a Baía de Kotor, Herceg Novi e Budva. Certamente, não irá se arrepender.

Praias portuguesas, na região do Algarve

Se você quer conhecer as praias do ocidente europeu, não pode deixar Portugal de lado. Fugindo das grandes cidades, como Lisboa e Porto, há lugares sensacionais que podem ser percorridos de carro.

A região do Algarve é composta por várias cidades, umas próximas as outras, que exibem algumas das paisagens naturais mais bonitas. 

Por ter um clima mediterrâneo, tem verões longos e quentes, o que faz com que o destino permaneça sendo uma boa opção mesmo para quem quiser fugir dos períodos de maiores picos. 

As praias oferecem de tudo: grutas de pedras, pedreiras, águas calmas e um visual exuberante. Além disso, um ponto especial do lugar é a gastronomia de verão da Europa, com uma culinária mediterrânea que encanta a todos.

Por isso, não deixe de conferir as cidades de Lagos, Faro, Portimão e Albufeira.

Onde ir no verão europeu? Destinos imperdíveis

Ainda está em dúvida sobre onde ir no verão europeu? Confira dicas de outros lugares incríveis:

  • Itália: desde lugares históricos e culturais, como Roma, Vaticano e Pompeia, até as praias, como Sardenha e Costa Amalfitana;
  • Espanha: cidades como Madrid, Sevilha e Barcelona estão cheias de cultura e natureza. Já Ibiza é uma das principais praias paradisíacas da Europa;
  • França: de cidades medievais a praias mediterrâneas, você pode conhecer os destinos da “Riviera Francesa”, como Nice, além de outras praias, como Saint-Tropez e Cannes;
  • Chipre: a ilha no mediterrâneo é um destino imperdível no verão europeu. Localizado ao sul da Turquia, o país de mesmo nome é considerado um dos mais seguros do mundo, além de contar com inúmeras praias de águas cristalinas;
  • Malta: arquipélago situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. O país é conhecido por locais históricos, um grande número de fortalezas e templos megalíticos. 

Em nossa lista de dicas de roteiro no verão europeu, já indicamos 10 países fantásticos para você conhecer, seja com amigos ou com a família.

Agora, quer saber como economizar ainda mais durante o passeio? Veja a seguir.

Dicas para economizar na viagem de verão

O segredo principal para economizar em qualquer viagem, independentemente do local, é ter um bom planejamento. Inclusive, fazer isso com antecedência é uma das maneiras de garantir melhores preços.

Como você viu, é possível aproveitar praias paradisíacas na Europa sem gastar muito, principalmente se você fugir dos lugares mais buscados, como Ibiza ou as ilhas gregas.

Além disso, as moedas dos países Romênia e Bulgária têm uma cotação mais interessante para o bolso dos brasileiros do que o Euro, por exemplo. Então, vale a pena considerar as opções.

Ainda assim, caso você queira aproveitar as principais atrações turísticas de verão na Europa, como as cidades mais conhecidas, uma dica é aproveitar os meses do início e do fim da estação. 

Como o pico do verão são os meses de julho e agosto, especialmente por conta das férias (não apenas no Brasil, mas também em outros países), o  período acaba sendo mais buscado e, por isso, mais caro de se viajar.

Por isso, se você conseguir direcionar suas férias para junho ou setembro, pode curtir o clima quente com mais tranquilidade (até economicamente).

Agora que você conhece algumas dicas de roteiro no verão europeu, já está preparada para montar a mala? Que tal arrasar com os biquínis, vestidos e acessórios sensacionais?

Na Cali For Sun, você encontra o melhor da moda praia. Tudo isso com peças que modelam o corpo sem abrir mão do conforto. Monte looks imperdíveis para agregar ainda mais à sua viagem!