Se você é uma pessoa que pratica atividades físicas, provavelmente já ouviu alguém dizer que “no frio é mais difícil” treinar, não é? Mas você sabia que existe uma gama de vantagens em praticar esportes no inverno?
O preparador físico e treinador Marcio Atalla, em entrevista à CNN Brasil, afirmou que, durante o período invernal, há uma melhora considerável no quadro respiratório de pessoas com asma, por exemplo, graças ao aumento da capacidade cardiorrespiratória.
Na mesma matéria, o professor de Educação Física da Estácio, Daniel Carvalho Pereira, disse que o aumento do gasto calórico é expressivo, devido ao aceleramento do metabolismo para manter o corpo aquecido.
Se você deseja saber mais sobre esportes no inverno no Brasil e suas vantagens, continue com a gente! Hoje, falamos sobre:
Boa leitura!
Apesar de ser um país tropical e famoso por esportes como o surfe, beach tênis ou vôlei de praia, o Brasil também explora atividades comumente praticadas no inverno. Alguns exemplos são o esqui e a patinação no gelo, duas modalidades que contam, inclusive, com arenas específicas para a prática em algumas cidades.
A procura por essas atividades ficou evidente em uma pesquisa, realizada após as Olimpíadas de Inverno de 2022, que demonstrou que 47% dos brasileiros têm interesse em esportes invernais, mesmo com as impossibilidades climáticas do país.
Esses dados, somados ao risco dos esportes de inverno devido às mudanças e interferências ambientais, fez crescer a busca por modalidades indoor, ou seja, em locais fechados ou com mais controle sobre o espaço, como é o caso da patinação no gelo.
Essas informações não significam, contudo, que modalidades outdoor estejam fora de cogitação. Aqui, o único ponto de atenção é com relação ao local de prática, muito provavelmente encontrado apenas em países onde a neve é comum.
Alguns dos principais locais onde praticar esportes de inverno são:
Esses espaços próprios, aqui no nosso país, são indispensáveis para a prática. Afinal, além dos níveis elevados de adrenalina e movimentação constante, as atividades no gelo exigem equipamentos adequados, tanto para suportar as baixas temperaturas, quanto para auxiliar na sua execução — para segurança e diversão de quem pratica.
Além das opções indoor que apresentamos acima, existem outras modalidades de esportes no inverno que vale a pena explorar em algum momento. Conheça 3 opções.
Esse esporte é como uma junção entre o esqui e a corrida, porém, sem o uso de esquis. Com o auxílio de bastões para coordenar o movimento dos braços, o praticante caminha sobre a neve e ganha posições enquanto avança.
A caminhada nórdica existe desde meados de 1930, quando surgiu, na Finlândia, como uma forma de os esquiadores manterem o preparo físico durante as estações mais quentes. Desde então, segue uma prática muito forte na Europa, Estados Unidos e Japão.
Uma das modalidades mais praticadas de esportes no inverno, que consiste em descer montanhas ou colinas cobertas de neve com esquis e bastões para direcionar os movimentos.
O esqui e suas modalidades cresceram tanto no interesse geral que, desde 1936, tornou-se um esporte olímpico e integra a grade das Olimpíadas de Inverno. Cidades como Bariloche, na Argentina, e Santiago, no Chile, são famosas por suas pistas para esse tipo de aventura.
Ideal para quem gosta de aventura e muita adrenalina, o snowboard usa uma prancha semelhante a um skate; o praticante desce grandes montanhas cobertas de neve e utiliza o próprio corpo para direcionar o percurso e seguir por pistas elaboradas.
Muito comparado ao surfe, o snowboard foi proibido, na década de 1980, em alguns resorts ao redor do mundo, que o consideravam perigoso demais para pessoas inexperientes. Porém, a proibição não durou muito tempo. Desde então, um dos locais mais buscados para praticá-lo é a Suécia, com suas montanhas desafiadoras.
Siga nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades!
O primeiro ponto a considerar na hora de escolher as melhores roupas para praticar esportes no inverno, é o tipo de atividade escolhida e a temperatura à qual você ficará exposta. Afinal, é preciso priorizar a execução dos movimentos e a proteção contra o frio para evitar problemas, como perda de eficiência por limitação física.
Por isso, analise o que você pretende e o que tem à disposição. Priorize peças como a segunda pele, que oferece proteção térmica, e roupas de tecidos maleáveis e com boa respirabilidade. Assim, mesmo com as baixas temperaturas, você regula o calor corporal com eficiência para evitar maus odores ou manchas.
Também é importante lembrar que, mesmo no frio, você não pode descuidar da radiação solar. Por isso, não se esqueça do protetor solar, óculos de sol e boné para garantir mais cuidado para sua pele.
Uma alternativa muito inteligente é apostar em peças como as da Cali For Sun, que oferecem todos esses benefícios em cores e estampas exclusivas!
Assim, você constrói o seu estilo de forma elegante e cheia de personalidade, enquanto pratica suas atividades com a proteção que seu corpo merece e com todo conforto que você precisa para aproveitar o inverno sem limitações.
Para conhecer a coleção completa, acesse o site e confira todos os modelos disponíveis.