como cuidar das roupas fitness

Como cuidar das roupas fitness? Aproveite as peças ao máximo!

Nos últimos anos, muitas pessoas têm buscado formas de manter a saúde – tanto física quanto mental – com a prática de atividades físicas, o que, consequentemente, aumentou a aquisição de peças específicas e a busca de dicas sobre como cuidar das roupas fitness.

Desde 2020, o Brasil ocupou o top 5 na lista de países consumidores de serviços e produtos voltados ao cuidado com as roupas. Essa preocupação, surgida com a pandemia da COVID-19, avançou; e a previsão da Euromonitor International é que o setor tenha um aumento de 23,6% até 2025. 

Essa tendência, mais do que uma medida de cuidado durante o período do coronavírus, também tornou evidente a busca dos consumidores por um consumo mais ético, sem explorar as fast-fashions e o lado negativo da indústria da moda. 

Pensando nisso, a Cali trouxe, neste artigo, informações que te ajudam a saber como cuidar das roupas fitness, qual a forma correta de armazenamento de roupas de academia, como e qual a frequência ideal de lavagem das peças fitness e mais!

A conservação de roupas para treino e a sustentabilidade

Cada vez mais pessoas demonstram interesse e buscam adequar seus hábitos de compra para manter uma cadeia de consumo sustentável no que diz respeito à moda. Isso significa o consumo de peças ecologicamente corretas e, em muitos casos, adquiridas “de segunda mão”, como no caso de brechós e bazares. 

No nicho de roupas de academia, não é muito diferente: buscando diminuir o consumo, mais pessoas procuram formas de como cuidar das roupas fitness, visando aumentar sua durabilidade e gerar menos impacto no planeta – e no bolso! 

Para isso, uma série de atitudes podem fazer diferenças significativas na vida útil das peças: observar a frequência ideal de lavagem das roupas fitness, respeitar as indicações de lavagem na etiqueta, o armazenamento de roupas de academia em locais adequados… A lista é grande!

A seguir, confira algumas dicas que te ajudam nesse aspecto! 

Como cuidar das roupas fitness: um guia definitivo! 

A forma mais segura para saber como cuidar das roupas fitness é seguindo as instruções impressas, seja na etiqueta ou diretamente na peça: cada tipo de tecido exige um cuidado específico, que pode variar desde a temperatura da água até os produtos químicos utilizados para limpeza. 

Veja os principais cuidados!

  • Roupa úmida no cesto, não: depois da prática de atividades físicas, é normal que o corpo sue e as roupas absorvam uma parte desse suor. O segredo é evitar que a peça úmida fique em contato com outras, evitando a proliferação de bactérias e o desgaste desnecessário do tecido.
  • Cuidado com a quantidade de produtos: as fibras do tecido de roupas fitness exigem cuidados prolongados por serem mais frágeis. Por isso, abusar da quantidade de produtos, como sabão (líquido ou em pó) e amaciantes, pode não ser uma boa ideia.
  • Não torça, nem centrifugue: torcer ou utilizar a centrífuga são atitudes que podem enfraquecer a fibra do tecido e diminuir o tempo de duração das roupas fitness. Em vez disso, prefira apenas apertar a roupa para eliminar o acúmulo de água antes de pendurá-la – sempre à sombra.
  • Prefira a lavagem à mão: por mais práticas que sejam, as máquinas de lavar podem danificar o tecido das roupas fitness. O ideal é que a lavagem seja feita à mão, mas, caso não seja possível, utilize sempre o ciclo para roupas delicadas. 

Como remover manchas em roupas fitness? 

O atrito e a ação do suor no tecido podem causar manchas em roupas fitness ou desbotar as estampas, mas, calma: existe uma forma fácil de removê-las com um produtinho caseiro super especial e acessível! 

As manchas mais comuns são as causadas pelo acúmulo de suor misturado com desodorantes, especialmente na área das axilas. E, graças a uma reação química simples, esse problema é facilmente resolvido. 

Ao identificar a formação da mancha, basta misturar duas xícaras de vinagre branco em um balde de água fria e deixar a peça lá por alguns minutos. Depois disso, basta esfregar a área cuidadosamente com sabão neutro, enxaguar e deixar secar à sombra! 

A depender da extensão e profundidade da mancha, logo na primeira aplicação, você já percebe uma mudança significativa. Caso precise, pode repetir o procedimento de tempos em tempos para evitar o novo surgimento.

Cuidados específicos para as roupas fitness

As roupas para academia, assim como todas as outras peças, também exigem cuidados específicos. Uma forma segura de saber como cuidar das roupas fitness é analisando as informações impressas na própria etiqueta. 

Porém, vale lembrar que, com o avanço da tecnologia e o surgimento de novos tipos de tecidos, o cuidado vai muito além da lavagem. 

No caso das roupas com proteção UV, por exemplo, o uso de amaciantes ou produtos abrasivos pode diminuir a eficácia protetora, além de danificar o tecido. 

Os tênis utilizados durante a prática de atividades físicas também merecem cuidado. Sempre que possível, utilize produtos que evitem a proliferação de bactérias que causam mau-cheiro, troque as meias a cada uso e lave regularmente.

Apesar de as roupas fitness exigirem cuidados prolongados, observar essas dicas pode significar uma economia significativa para você a longo prazo. Lembre-se: o consumo consciente ajuda seu bolso e o planeta! 

E, falando em sustentabilidade, na hora de aproveitar o verão na praia ou piscina, aposte em looks exclusivos, cheios de personalidade e que cuidam do meio ambiente: invista na Cali For Sun

Acesse a loja, conheça nossos produtos e monte os looks que vão deixar sua marca na estação!