Moda sustentável

Moda sustentável: consumo consciente em alta!

Em tempos que nos deixam cada vez mais preocupados com a saúde das pessoas e do planeta, a moda sustentável é uma tendência que veio para ficar. 

Esse movimento que vem revolucionando o universo fashion propõe a adoção de práticas conscientes de consumo como tentativa de minimizar o impacto ambiental da indústria da moda. 

Afinal, as toneladas diárias de roupas e tecidos descartados e o consumo altíssimo de energia elétrica, água e produtos químicos fazem desse segmento o segundo mais poluidor do planeta. Por essa você não esperava, não é mesmo?

Sem contar os vários casos de exploração de mão-de-obra — principalmente na fast fashion —, com jornadas abusivas em locais sem condições mínimas de trabalho.

Ou seja, já passou da hora de repensar a forma como consumimos moda. E é justamente para mostrar como você pode fazer isso que preparamos esse post.

Então, vem com a gente saber mais sobre moda sustentável e descobrir como você pode contribuir para que essa tendência se transforme em um verdadeiro clássico nos nossos guarda-roupas.

Afinal, o que é moda sustentável?

Moda sustentável é um conceito que engloba a criação, produção, consumo e descarte de peças de vestuário de forma ética e responsável. O objetivo é reduzir os impactos negativos da indústria da moda no meio ambiente e na sociedade, buscando soluções para os desafios socioambientais do segmento.

Os benefícios da moda sustentável para o meio ambiente são bem óbvios, mas, vale a pena entender melhor cada um deles. Aliás, você vai ver que investir em produtos sustentáveis também te traz vantagens. Olha só!

Por que apostar em moda sustentável?

Apostar em moda sustentável é uma escolha consciente e vantajosa para o meio ambiente, a economia local e até para o seu bolso.

Primeiro, porque, como você já sabe, essa abordagem prioriza o uso responsável dos recursos naturais e a redução do impacto socioambiental ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. 

Por isso, a utilização de materiais ecológicos, o controle da poluição gerada pelos processos e a valorização da mão-de-obra na moda sustentável são prioridades.

Logo, comprar produtos que levam selos de sustentabilidade é uma forma de cobrar que a indústria da moda seja o mais limpa e transparente possível.

E, se você acha que todas essas adaptações na cadeia de produção de roupas, calçados e acessórios só servem para encarecer os produtos, pense novamente!

À medida que a demanda por produtos sustentáveis cresce, a oferta também aumenta, levando ao mercado uma maior variedade de opções em diferentes faixas de preço. 

Além do mais, o custo-benefício compensa. Ao investir em artigos de qualidade — como costumam ser os produtos sustentáveis —, você economiza dinheiro (em longo prazo), evita o consumo excessivo e o consequente descarte das peças.

Entenda como você pode participar desse movimento de conscientização fashion.

Como incorporar práticas sustentáveis ao seu guarda-roupas?

Adotar atitudes sustentáveis ao consumir moda pode até ser mais trabalhoso, porque exige, sim, que você se informe antes de sair comprando.

No entanto, é aquele tipo de pesquisa que vale a pena, pois você tem a chance de descobrir ações inspiradoras de cuidado com o meio ambiente. E, ainda, encontrar produtos de qualidade indiscutível, que têm se tornado cada vez mais acessíveis.

Para começar a incluir a moda sustentável no seu guarda-roupas, confira as 3 dicas a seguir:

1. Compre em brechós

Brechós e moda sustentável têm tudo a ver! Comprar desse tipo de negócio é uma forma inteligente de promover o consumo consciente: ajuda a reduzir a demanda por novas produções e contribui para prolongar a vida útil das peças.

E, de quebra, você encontra roupas de qualidade com preços bem mais em conta. Second hand é luxo, sim!

Existem diversos brechós de luxo nas grandes cidades do Brasil e até lojas online para comprar peças de segunda mão de marcas famosas direto da Europa.

Quer opção melhor para adquirir aquela bolsa desejo em ótimo estado pagando bem menos? Para você ter ideia, você consegue encontrar uma Louis Vuitton de R$ 30 mil com até 90% de desconto.

Vale a pena pesquisar!

2. Prefira artigos confeccionados com materiais ecológicos 

O uso de materiais ecológicos na moda sustentável é prioridade. Portanto, se você quer alinhar seu guarda-roupas com metas de sustentabilidade, opte por tecidos de fibras naturais fornecidas por produtores certificados.

Algodão orgânico, linho, cânhamo e até os inovadores tecidos de garrafas PET têm um menor impacto ambiental em sua produção e são biodegradáveis, reduzindo o acúmulo de resíduos.

Além de serem muito mais confortáveis, frescos, elegantes e duráveis que os tecidos sintéticos.

3. Use marcas sustentáveis

Hoje em dia, as grandes marcas são comprometidas com a produção sustentável na indústria da moda. 

Alinhadas a valores socioambientais, essas empresas se tornaram verdadeiros agentes de mudança do universo fashion, estimulando que outras marcas sigam pelo caminho da sustentabilidade. 

As propostas das marcas sustentáveis na moda são diversas: da seleção criteriosa de fornecedores e matérias-primas à ações de compensação ambiental, como o plantio diário de árvores.

Adaptações na cadeia de produção, utilizando processos mais modernos e menos poluentes, e a preocupação com relações justas e humanizadas de trabalho também fazem parte do rol de atitudes sustentáveis.

No Brasil, Farm, Osklen, Reserva e Pantys são marcas que se destacam nesse quesito. E claro que as grandes grifes de luxo e esportivas internacionais também: Gucci, Burberry, Puma e Levi’s são alguns exemplos que chamam a atenção quando o assunto é sustentabilidade.

Moda sustentável na Cali for Sun

É claro que a Cali for Sun também está comprometida com a moda sustentável. Além de priorizar fornecedores certificados — que garantem práticas ecológicas de uso recursos e gestão de resíduos —, a própria marca adota ações eco-friendly.

Já substituímos as embalagens plásticas por caixas de papel para o envio das encomendas para todo o Brasil. E também aproveitamos os retalhos que sobram da confecção dos biquínis para produzir as xuxinhas de cabelo que nossas clientes recebem de brinde.

E é só o começo! Nossa intenção é buscar a melhoria contínua dos processos, de uma ponta a outra da cadeia de produção.

Que tal passar na Cali for Sun e conferir as nossas novidades em moda praia?

Na nossa loja, você encontra diversos modelos de biquínis, maiôs e saídas de praia para compor looks lindos, cheios de estilo e sustentáveis.

Cali for Sun Beachwear: sinta-se livre para ser você mesma.