O cuidado com o corpo e a mente já se tornou uma pauta frequente nos últimos anos, especialmente após o período de pandemia da COVID-19. Sem deixar as questões físicas de lado, é essencial buscar dicas para cuidar da saúde mental feminina.
Questões como depressão, ansiedade, crises do pânico e burnout deixaram de ser tabus e passaram a ser encaradas com a seriedade que merecem, inclusive, identificando as similaridades e diferenças entre o surgimento de doenças e transtornos em homens e mulheres.
Pensando nisso, a Cali selecionou 7 dicas para cuidar da saúde mental feminina no dia a dia, adotando atitudes simples, mas que podem te ajudar a ficar mais saudável e ter mais qualidade de vida.
Vamos entender mais sobre o bem-estar emocional para as mulheres?
Além dos percalços do dia a dia, estresse do trabalho e correria cotidiana, a saúde mental feminina está constantemente propensa a ser afetada por fatores como a TPM, as dificuldades em ambientes domiciliares e, ainda, a violência doméstica.
Estes aspectos, mais do que minguar a confiança e a qualidade de vida, também afetam o bem-estar feminino, podendo desencadear doenças como ansiedade e depressão.
Neste sentido, é essencial desenvolver estratégias para cuidar da mente feminina que levem em consideração não apenas o contexto geral das doenças e transtornos, mas também as diferenças entre homens e mulheres.
De acordo com a Think Olga, em uma matéria da Agência Brasil, pelo menos 45% das mulheres brasileiras sofrem com transtorno de ansiedade ou depressão no país atualmente.
Por isso, mais do que priorizar a autoestima e saúde mental feminina, é preciso pensar sempre em dicas de equilíbrio mental em mulheres, protegendo aquelas que estão em situação de vulnerabilidade – por qualquer motivo que seja.
Pensando neste cenário, selecionamos 7 dicas para cuidar da saúde mental feminina que podem ser adotadas no dia a dia, em pequenas ações do cotidiano, o que favorece o bem-estar emocional das mulheres.
Diversos alimentos que consumimos no dia a dia são capazes de ajudar nosso cérebro a manter o equilíbrio necessário para evitar desânimos ou o desenvolvimento de transtornos e doenças. Sempre que possível, prefira alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, grãos etc.
A correria do dia a dia não deve ser sua única atividade. Você precisa incluir na rotina a prática de exercícios físicos para que seu corpo mantenha-se estimulado e saudável.
O consumo de álcool, tabaco, drogas e outros pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de determinados transtornos mentais. Evite usá-los e, se precisar de ajuda, conte com um profissional especializado para livrar-se deles.
É muito importante ter acompanhamento psicológico frequente para entender seus sentimentos e pensamentos. Além do profissional, conversar sobre o que sente com os amigos e a família pode ser muito proveitoso para o desenvolvimento mental e pessoal.
Por mais estressante que seja o trabalho ou os acontecimentos negativos do dia, eles não podem pautar seu estado mental. Aprenda a separar as emoções e controlá-las para que não sejam o estopim da sua negatividade.
Você também precisa de tempo de qualidade, inclusive tempo livre e acompanhada de quem você ama – ou sozinha, se preferir! Priorizar suas necessidades é tão importante quanto o cuidado que você dispensa aos outros.
Pode parecer assustador, mas precisar de ajuda é natural para qualquer ser humano. Sempre que você se sentir perdida ou pressionada, não hesite: procure um profissional ou uma pessoa de confiança com quem possa conversar e que possa te ajudar.
As estratégias para cuidar da mente feminina incluem, basicamente, o autocuidado. Pequenas atitudes, como alimentar-se bem, priorizar o sono e ter tempo de qualidade são essenciais para manter a autoestima e saúde mental feminina em dia.
Desenvolver hábitos saudáveis é um grande passo rumo ao bem-estar emocional para mulheres.
Seguir dicas para cuidar da saúde mental feminina e acompanhar outras mulheres que vivem a mesma realidade que você são passos essenciais, que representam uma parcela significativa do cuidado que você merece – mesmo parecendo atitudes tão simples.
A verdade é que, com a correria do dia a dia, muitas vezes, a saúde mental feminina acaba ficando em segundo plano, quando, na realidade, o bem-estar emocional para mulheres é tão essencial quanto o de todas as pessoas.
Mais do que descobrir as dicas para cuidar da saúde mental feminina, é preciso entender os fatores que podem prejudicá-la e, sempre que possível, erradicá-los.
Para muitas mulheres, práticas como o yoga ou a leitura de um livro de desenvolvimento pessoal, por exemplo, são válvulas de escape poderosas, capazes de desestressar e permitir um tempo de conexão com o “eu”.
Mas lembre-se: não basta basear toda a rotina de autocuidado em dicas para cuidar da saúde mental feminina. É preciso buscar ajuda profissional e construir uma rede de apoio que te ampare nos momentos de necessidade.
Sua saúde mental, assim como a saúde física, é insubstituível.
Você merece ter todo o cuidado que oferece aos outros diariamente. E o primeiro passo parte de você mesma.
Inspire-se nas nossas dicas para cuidar da saúde mental feminina, priorize seu bem-estar e qualidade de vida e, como recompensa, desfrute de todos os momentos com mais liberdade, felicidade e paz!