Tecidos para roupas fitness

Tecidos para roupas fitness: qual o melhor para seu tipo de treino?

Tão importante quanto a escolha da atividade que será realizada, é a escolha do tecido para roupas fitness utilizadas durante a prática, uma vez que o tipo de pano utilizado na confecção pode afetar diretamente a sua performance e desempenho. 

Pensando nisso, a indústria da moda fitness tem se atualizado cada vez mais, no sentido de desenvolver cada vez mais opções que supram as mais diversas necessidades do público praticante de esportes e atividades físicas. 

Por isso, nesse artigo, falaremos sobre qual o melhor tecido para roupas fitness – considerando alguns tipos de atividades, como escolher os melhores tecidos para malhar, as principais tendências em moda fitness e as tecnologias envolvidas no desenvolvimento de roupas para treino. 

Como escolher tecidos para malhar: o que você deve levar em conta

Na hora de escolher os melhores tecidos para roupas fitness, é muito importante que você considere os fatores e tipos de movimentos envolvidos na prática da atividade que será realizada. 

Afinal, a depender do tipo ou intensidade da sua movimentação, determinados tipos de tecidos podem causar atrito, esquentar demais ou até restringir e limitar seu desempenho. 

Então, lembre-se: antes de comprar qualquer peça de moda fitness, conheça o tipo de atividade que será realizada e estude sobre o tipo de ação que será realizada. Por exemplo, se você for realizar caminhadas ou corridas, além de escolher um bom tênis, considere utilizar roupas mais ajustadas ao corpo, que limitam o atrito e oferecem maior aerodinâmica.

Qual é o melhor tecido para roupas fitness?

Na hora de escolher tecidos para roupas fitness, o primeiro fator a ser considerado é a forma como a peça se comporta no seu corpo durante a realização das atividades. Para isso, é imprescindível levar em consideração, tanto a atividade em si quanto o seu conforto enquanto utiliza determinada roupa. 

Se você for realizar atividades de alto desempenho, como natação ou surfe, por exemplo, que envolvem atrito na água e exposição ao sol, pode ser muito interessante apostar em peças com proteção UV. Essa tecnologia, além de permitir melhor movimentação, também protege da exposição solar e permite a transpiração para controle de temperatura. 

Para praticantes de musculação, por exemplo, as peças com tecnologia de compressão são excelentes opções pois, além de melhorar a precisão dos movimentos, também auxilia na aplicação de treino de força em função da vibração muscular. 

Outras características, como por exemplo os tecidos antibacterianos, elasticidade e maleabilidade extra também são apostas poderosas que podem fazer total diferença na execução dos seus exercícios.

A tecnologia nas roupas fitness

Outros fatores importantes a serem avaliados e que, com certeza, farão toda a diferença na sua prática são as tecnologias criadas exclusivamente pela indústria têxtil para a moda fitness. 

Pensadas para o seu conforto e qualidade na hora da execução de atividades, algumas das principais modernidades são: 

  • Tecidos antibacterianos: este tipo de tecnologia inibe a proliferação de fungos e bactérias que, além de nocivas, podem causar mau odor, manchas e a deterioração da peça; 
  • Resistência ao cloro: esse tecido para roupas fitness é ideal para praticantes de natação em piscinas; a tecnologia garante que a peça seja mais duradoura, sem o desgaste causado pelos elementos químicos presentes na água;
  • Respirabilidade: durante a prática de qualquer atividade física, a transpiração é essencial para o controle térmico do corpo e, para que essa função do seu corpo seja realizada corretamente, é importante apostar em tecidos que permitam que sua pele “respire” livremente;
  • Proteção UV: cada vez mais a indústria da moda fitness investe na tecnologia de proteção UV. Esse tipo de peça, utilizando uma fibra especial, pode evitar que sua pele tenha contato direto com a luz solar, evitando as chances de alguns tipos de doenças e queimaduras; 
  • Roupas de compressão: algumas práticas de atividades de maior impacto ou desempenho podem ser mais facilmente realizadas com as roupas de compressão, tanto pela resistência da peça à vibração muscular, quanto pela maior segurança para mulheres com seios maiores, por exemplo, 

Escolher roupas para malhar é uma parte tão importante quanto a escolha da atividade a ser realizada e, portanto, deve ser levada com a mesma seriedade. Afinal, tão importante quanto a realização de exercícios, é o seu conforto durante a prática. 

Tendências e inovações em moda fitness

Como já mencionamos, a indústria da moda fitness vem se atualizando constantemente, trazendo soluções práticas para as mais diversas peças e os melhores tecidos para roupas fitness. 

Isso significa que, mais do que a aplicação de tecnologias que permitam mais proteção e qualidade para a prática da atividade em si, a indústria também mantém olhar atento às tendências de moda que podem ser observadas nesse nicho. 

Afinal, seja para praticar atividades em casa com a família ou levar super a sério o seu projeto verão, é claro que, além de usar a roupa certa, você deseja sentir-se bonita.

Pensando nisso, as empresas, mais do que se preocupar apenas com qual o melhor tecido para roupas fitness, tem apostado também em tendências modernas e que atendam a todos os gostos. 

Um excelente exemplo são as roupas para treino que utilizam as estampas orgânicas. Essa tendência, super promissora para 2024, permite a escolha de cores e padrões seguindo uma estética natural e clean, mas com cores que variam do vibrante ao discreto, permitindo a composição de looks para todos os estilos. 

Ou, ainda, o estilo minimalista, que leva menos cores, quase sem estampas, utilizando um tom sóbrio e mais sério, porém, cheio de atitude. 

O que importa na hora de escolher tecidos para malhar, é que você esteja confortável, capaz de realizar movimentos com a melhor performance e satisfeita com a forma como as peças funcionam para você – tanto na funcionalidade prática quanto no seu estilo. 

Falando em peças com estilo e tecnologia…

Aliás, falando em estilo, aproveite o verão para dar um up no seu armário com quem entende tudo da estação mais quente do ano!

Na Calli For Sun, você encontra biquínis para todos os estilos, pensados exclusivamente para seu conforto e com tecnologias da última geração da indústria têxtil, ou seja: tudo o que você precisa para aproveitar o calor como sempre quis! 

Acesse o nosso site, confira os modelos exclusivos, conheça nossas promoções e aproveite o verão com mais estilo e confiança.