O que é projeto verão

O que é projeto verão e como alcançar um corpo saudável?

Fim de ano à vista e bate aquela vontade de ficar com um shape mais bonito para desfilar de biquíni nas praias e piscinas, não é mesmo? É nessa hora que muita gente começa pesquisar o que é projeto verão.

Porém, para que ele não se transforme em um pesadelo, você precisa se organizar com antecedência suficiente para conseguir o resultado que espera sem prejudicar sua saúde no processo.

É por isso que, nos post de hoje, você vai descobrir como começar um projeto verão e transformá-lo num projeto de qualidade de vida. Afinal, por que abandonar algo que pode ser tão benéfico para manter o corpo em forma e a saúde em dia?

Vem com a gente!

Afinal, o que é projeto verão?

Projeto verão é uma expressão muito conhecida por quem busca ficar em forma para se sentir mais confiante ao usar biquíni na temporada mais quente do ano.

Para muitas mulheres, projeto verão é sinônimo de emagrecimento. Você já deve ter ouvido casos de pessoas que começaram dietas rigorosas e um programa de exercícios extenuantes na tentativa de conseguir o corpo ideal em pouco tempo.

Também já deve ter conhecimento das perigosas consequências que esses comportamentos extremistas podem trazer à saúde.

Portanto, tenha em mente que o projeto verão não se trata disso. A chave para o sucesso do na busca pelo “corpo dos sonhos” é fazer mudanças realistas e sustentáveis em sua vida, em vez de buscar soluções rápidas que não perduram.

Em outras palavras, a ideia é adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, priorizando a saúde do corpo e da mente. Essa estratégia inclui melhorar a alimentação, adotar uma rotina de exercícios adequada às suas necessidades e metas, além de trabalhar sua autoestima. 

Com a abordagem correta, o resultado não pode ser outro: bem-estar e qualidade de vida — em qualquer época do ano.

Como começar um projeto verão?

Para começar o projeto verão, você precisa de planejamento e organização da rotina. Comece estabelecendo metas realistas, tenha uma alimentação saudável e equilibrada e pratique uma atividade física prazerosa e não se esqueça de dormir bem. Se necessário, busque apoio motivacional para manter o foco e a disciplina.

Veja como dar o primeiro passo nessa jornada de autocuidado e colher os frutos desses cuidados com a sua saúde.

1. Estabeleça metas realistas

Mantenha os pés nos chão e defina metas específicas e realistas. Evite criar objetivos vagos como “perder muito peso” ou “ficar forte”. Em vez disso, pense em quantos quilos deseja perder ou que tipo de exercício você precisa fazer.

Seja persistente e paciente: os resultados não aparecem do dia para a noite. Apenas continue!

2. Controle sua alimentação

Reavalie sua dieta e passe a dar preferência para alimentos naturais e nutritivos, evitando muito açúcar e gordura. E não se esqueça de beber água — pelo menos 2 litros por dia, combinado?

Procure se lembrar de que resultados duradouros vêm com uma alimentação balanceada ao longo do tempo. Portanto, nem pensar em aderir às dietas da moda — muitas das quais não fazem o menor sentido —, pois você pode colocar sua saúde em risco e se distanciar dos seus objetivos.

Se possível, conte com a orientação de um nutricionista para que você consuma o que é necessário para nutrir o seu corpo sem cair em excessos.

3. Pratique uma atividade física

Encontre uma atividade física que você goste, afinal quando os exercícios se tornam prazerosos, as chances de desistir diminuem bastante. 

Então, se você ainda não descobriu alguma modalidade que goste, experimente! Corrida, caminhada, musculação, dança, funcional, yoga, artes marciais, beach tennis… Opções não faltam.

O importante é movimentar o corpo e manter uma rotina de exercícios saudáveis.

4. Priorize um descanso adequado

Para que o nosso corpo consiga se recuperar dos exercícios e das demais atividades do dia, você precisa descansar. 

Procure fazer entre 7 e 8 horas de sono à noite. Você vai perceber mais disposição física e mental para encarar os desafios do projeto verão. 

5. Busque apoio e motivação

Iniciar essas transformações no seu corpo e na sua vida pode ser uma tarefa muito desafiadora. Procure se cercar de pessoas que também estão focadas em cuidar melhor da saúde e conseguir um corpo que reflita esse cuidado.

Esse apoio mútuo costuma fazer maravilhas pela sua motivação e bem-estar mental.

E se você quer saber quando iniciar o projeto verão, a resposta é simples: hoje. Cuidar da saúde não pode esperar.

Porém, considerando que você queira mesmo começar essa rotina de cuidados para chegar no verão com tudo em cima, você precisa de tempo. 

Com 3 meses de treinos — musculação, 3 vezes por semana, por exemplo — e alimentação equilibrada, você já consegue resultados visíveis no seu corpo. Mas por que parar por aí se os benefícios apenas começaram a aparecer?

Confira o que fazer para não desanimar e conseguir resultados cada vez melhores.

Projeto verão: como manter o foco e atingir seus objetivos?

Muitas vezes, a pressa e a ansiedade podem tomar conta e nos fazer ter vontade de desistir.

É natural, todo mundo passa por essa fase. Por isso, tenha em mente que não é possível compensar meses — ou anos — de falta de cuidados em tão pouco tempo. Os resultados na sua saúde, de modo geral, vêm com a constância nos exercícios e na alimentação.

No entanto, algumas atitudes simples podem fazer a diferença na sua motivação. Veja o que você pode fazer para manter o foco no projeto verão:

  • estabeleça um cronograma: crie um plano de treinamento e alimentação que seja sustentável e se encaixe no na sua rotina diária. Evite a carga mental de metas impossíveis de cumprir;
  • busque apoio profissional: se necessário, consulte um personal trainer ou nutricionista para que você não se sinta perdida e saiba exatamente o que fazer. 
  • procure cultivar uma mentalidade positiva: isso ajuda a manter a motivação. E não seja muito dura consigo mesma em caso de deslizes, afinal, você não é uma máquina à prova de falhas, não é mesmo?;
  • celebre as pequenas conquistas: cada pequeno avanço merece ser comemorado para servir de incentivo nessa jornada. Que tal aquele biquíni novo que você estava namorando há tempos?

Aproveite seu verão com a Cali for Sun

Agora você sabe o que é projeto verão e que ele pode ser o primeiro passo de uma jornada transformadora na sua vida.

Planejando com antecedência e contando com o suporte necessário, você tem tudo para ganhar mais saúde e bem-estar para toda a sua vida — além de um corpo mais bonito para os dias quentes.

Por falar em temperatura, a coleção de moda praia da Cali for Sun está pegando fogo! Já conferiu o que acabou de chegar na loja? Passe lá para conferir os biquínis mais lindos e confortáveis para qualquer tipo de corpo desfilar com confiança no verão.

Cali for Sun: sinta-se livre para ser você mesma.