livros inspiradores para mulheres

5 livros inspiradores para mulheres em busca do sucesso [LISTA]

Mais do que livros inspiradores para mulheres empreendedoras, as sugestões de leitura que você vai encontrar neste post são uma verdadeira escola de empreendedorismo feminino.

Especialmente se você busca coragem e motivação para deixar de lado a insegurança de entrar — ou até se firmar — no universo “business”, onde, como sabemos, ainda predomina a atuação masculina.

Porém, este cenário está mudando com o aumento da participação das mulheres nos negócios. Segundo a Agência Sebrae, em 2022, a liderança feminina chegou a 34,4% de todas as empresas do país, o que equivale a mais de 10,3 milhões de brasileiras.

Portanto, se você faz parte dessas estatísticas e quer mais ferramentas para se desenvolver e apoiar outras mulheres no mesmo caminho, venha com a gente. 

Aqui, você vai conhecer 5 leituras indispensáveis para aprender mais sobre empreendedorismo feminino e como abordar o tema nos seus canais de comunicação.

O que postar sobre empreendedorismo feminino?

Incorporar o poder do empreendedorismo feminino nos seus canais de comunicação pode fortalecer a marca e gerar uma forte conexão com o público. Reforce a ideia de que o crescimento profissional anda lado a lado com o desenvolvimento pessoal e que nunca é tarde para começar o próprio negócio.

Uma forma de fortalecer essa proposta é fazer do seu perfil nas redes sociais uma verdadeira rede de networking para mulheres. 

Assim, além de postar conteúdos sobre gestão do tempo, resiliência e habilidades de comunicação, por exemplo, você consegue criar um espaço surpreendente para troca de experiência e colaboração.

Se você precisa de mais inspiração para abordar o empreendedorismo com impacto social, está na hora de conhecer histórias fascinantes de mulheres que se destacaram na jornada rumo à liderança feminina. Vem ver!

Livros inspiradores para mulheres empreendedoras: 5 leituras indispensáveis

Confira 5 livros para conhecer experiências compartilhadas por empreendedoras de sucesso e descubra insights preciosos para aplicar nos próprios desafios.

1. Lugar de mulher é onde ela quiser, de Patrícia Lages

O título te lembra alguma coisa? Você já deve ter visto essa frase em diversos posts sobre empoderamento feminino no Instagram, não é mesmo?

Porém, antes mesmo de essa hashtag viralizar, o livro de Patrícia Lages já incitava as mulheres a abraçarem o empreendedorismo e ocuparem espaços de destaque com confiança e segurança.

Em “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a autora oferece uma perspectiva valiosa para mulheres nos negócios: não é necessário ter uma empresa para ser considerada empreendedora. 

A leitura ajuda a compreender os papéis da mulher na sociedade e a se conectar com o que te faz genuinamente feliz e realizada.

“[…] empreendedorismo tem tudo a ver com o universo feminino, pois se trata de algo que requer proatividade, jogo de cintura, amplitude de visão, dedicação, perseverança, atenção aos detalhes, sensibilidade e uma capacidade extraordinária para resolver problemas. Para nós, mulheres, esses quesitos não são opcionais, eles vêm de fábrica! Sair na frente é algo natural para nós.”

2. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar, de Sheryl Sandberg 

Neste livro cativante, Sheryl Sandberg — diretora de operações do Facebook/Meta até 2022 — compartilha suas próprias batalhas para conseguir posições de alto escalão do mundo corporativo. 

A autora aborda questões de desigualdade de gênero e inspira mulheres a acreditarem em seu potencial, encorajando-as a assumir riscos para alcançar cargos de destaque. 

Faça acontecer” é uma injeção de motivação para mulheres em busca de crescimento e posições de liderança feminina. Vale a pena deixar na sua mesa de cabeceira, viu?

“Você não pode ter uma carreira integral e uma vida integral em casa com os filhos se você está fazendo todo o trabalho doméstico e se responsabilizando por todo o cuidado com os filhos.”

3. #Girlboss, de Sophia Amoruso

Em “#Girlboss” — que virou até série na Netflix —, Sophia Amoruso compartilha sua trajetória incrível de uma adolescência complicada até se tornar a fundadora, CEO e diretora criativa da loja online vintage Nasty Gal.

De origens modestas, com pouco dinheiro e problemas de saúde, Sophia descobriu seu espírito empreendedor ao revirar brechós e vender os achados no eBay. Hoje, sua loja é uma potência avaliada em mais de 100 milhões de dólares. 

Uma leitura que fala de superação, resiliência, sonhos e é um convite inspirador para transformar os desafios do empreendedorismo feminino em sucesso.

“Embora eu realmente acredite que você precisa ter a intenção de realizar os seus sonhos, também acho que você tem que deixar espaço para que o universo faça as coisas da maneira dele. Não fique focada demais numa única oportunidade específica a ponto de ficar cega para outras que apareçam.”

4. De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco, de Linda Rottenberg

Em “De empreendedor e louco…”, Linda Rottenberg mostra como o empreendedorismo é acessível a todos e revela como transformar uma ideia em um negócio bem-sucedido. 

A autora enfatiza a importância de acreditar em si mesmo, incentivando a autoconfiança e a ousadia a ponto de ser considerado “louco” por pensar grande.

Com exemplos bem didáticos, o livro destaca como enfrentar os seus fracassos cria oportunidade para ideias melhores. 

“O apoio decisivo que você precisa para começar qualquer empreendimento não é o oferecido por sua mãe, pai, esposa ou marido, patrão, financiador ou amigo nem por nenhuma outra pessoa. É a confiança vinda de você mesmo. E, no entanto, você é o agente mais difícil de convencer.”

5. Do nosso jeito, de Maureen Chiquet

Maureen Chiquet, ex-CEO da Chanel, explora, em “Do nosso jeito”, a presença feminina no mundo corporativo e aponta o machismo — explícito ou não — que as mulheres enfrentam em suas carreiras.

Além disso, a autora destaca que, mais do que números e resultados, uma liderança eficaz precisa de soft skills, como saber ouvir, adaptar-se a diferentes situações e cultivar a colaboração.

“Aprendi que a coisa mais importante não era a decisão que eu estava tomando, e, sim, minha capacidade de refletir sobre o que estava motivando aquela decisão.”

E então, gostou das nossas sugestões de livros inspiradores para mulheres? São experiências incríveis de liderança e empreendedorismo feminino.

Por falar nisso, sabia que a Cali for Sun foi pensada e criada, do zero, por uma mulher empreendedora que arriscou se “aventurar em novos mares” quando sua vida mudou?

Foi assim que nasceram os biquínis mais bonitos e confortáveis para mulheres que não abrem mão de se sentirem lindas e seguras no seu próprio corpo, em qualquer lugar.

Conheça a moda praia Cali for Sun e sinta-se livre para ser você mesma.