O modelo de trabalho remoto é benéfico por diferentes motivos. Para aproveitar essas vantagens, vale redobrar a atenção para não se sobrecarregar. Nesse sentido, é importante pensar em como evitar o burnout no home office.
Essa questão é especialmente interessante de ser analisada quando vemos os dados do Brasil, que está na 2ª colocação no ranking dos países com trabalhadores com cansaço excessivo. Além disso, 30% dos profissionais sofrem da Síndrome de Burnout no país.
Sem dúvidas, o trabalho remoto trouxe oportunidades para pessoas que não moram nos grandes centros urbanos, por poderem ampliar seu universo de atuação no mercado de trabalho e alcançar uma melhor qualidade de vida.
Ainda assim, é necessário definir as fronteiras entre trabalho e vida pessoal, encontrando equilíbrio emocional no home office e, principalmente, estabelecendo uma rotina e horários.
Até porque trabalhar de casa não significa que você deve se manter à disposição da empresa o tempo inteiro. A ideia, aliás, pode trazer inúmeros problemas, tanto para a saúde mental quanto para a física.
Afinal, quanto mais exausta você está, menos produtiva é. Em um cenário assim, fica muito fácil tudo virar uma bola de neve, não é?
Pensando nisso, neste conteúdo, falaremos sobre como evitar o burnout no home office, com dicas para saúde mental no trabalho. Quer saber mais? Aproveite a leitura!
O burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico que provoca abalos na saúde mental e física, classificado como uma doença ocupacional segundo a OMS.
De acordo com a definição do CID-11, a Síndrome de Burnout é caracterizada por três dimensões:
Há uma diferença expressiva entre o quadro de burnout e o cansaço, que atinge qualquer trabalhador no fim do expediente. Basicamente, o burnout consiste em um estresse crônico que se manifesta quando o profissional é submetido a condições muito desgastantes no ambiente laboral.
A situação pode ocorrer em razão de uma carga excessiva de trabalho, responsabilidades em demasia ou por conviver com muita competitividade e pressão por resultados.
É importante notar, ainda, que a prevenção do burnout não é um trabalho apenas individual. A prática envolve muito mais o ambiente organizacional, ou seja, a empresa em que se trabalha, pois o quadro está diretamente associado ao excesso de demandas, bem como às condições em que o profissional atua.
Afinal, ambos os fatores desequilibram a saúde mental da pessoa, que começa a manifestar sintomas psicológicos, comportamentais e físicos em decorrência do esgotamento.
Tendo isso definido, vamos ver algumas dicas para manter a saúde mental no trabalho remoto, com o objetivo de estipular o equilíbrio entre a prática laboral e a vida pessoal. Confira.
As principais dicas para evitar o burnout no home office são:
Veja mais sobre cada um desses pontos.
Recriar o ambiente do escritório em casa pode fazer uma grande diferença em termos de prevenção de burnout. Afinal, quanto mais você se sentir à vontade trabalhando em casa, mais produtiva será e melhor será sua saúde mental.
Psicologicamente falando, ser capaz de diferenciar o trabalho do lazer é vital, mas isso só será possível se você dedicar tempo suficiente para criar um ambiente semelhante ao de um escritório em casa.
Para fazer isso, tente colocar a sua mesa em uma área que você normalmente não associa com conforto.
Invista em uma cadeira decente, luminária de mesa e quaisquer outros acessórios relacionados ao trabalho. Em seguida, incentive-se a seguir uma rotina de trabalho definida.
Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que 68% dos entrevistados que atuam em home office trabalham pelo menos 1 hora a mais por dia. Além disso, 21% trabalham até 4 horas a mais.
Não é preciso fazer grandes avaliações para perceber que o trabalho em excesso é um dos fatores que geram fadiga e, consequentemente, mais estresse no home office.
Uma forma eficaz de reduzir o estresse é estabelecer um horário para o trabalho em casa. Defina a hora de começar e parar. Se você não é um profissional autônomo e segue o horário de uma empresa, realmente pare no horário que você pararia se estivesse no escritório.
Use o tempo extra para fazer uma atividade física, ler um livro, ver um filme ou realizar qualquer outra coisa que te deixe feliz, como estar com a família.
Como você verá a seguir, ter momentos de lazer é fundamental para reduzir o estresse no trabalho home office e deixar a rotina laboral menos desgastante.
Uma dica fundamental para evitar o burnout é estabelecer prioridades e definir limites no trabalho remoto. É muito importante organizar as demandas, separando-as por prioridades. Assim, você mantém a produtividade durante o período de trabalho.
Procure colar post-its na parede ou fazer listas para visualizar melhor suas prioridades e gerenciá-las dentro do prazo estabelecido.
Além disso, é fundamental estabelecer limites saudáveis entre aqueles com quem você reside para deixar claro que você está trabalhando, e, por isso, não pode ser incomodada.
O trabalho home office é excelente para muitos, que ficam felizes em passar mais tempo em casa, perto de suas famílias ou sem precisar deslocar-se até a empresa.
Apesar disso, você irá lidar com um número maior de distrações quando comparado ao trabalho presencial, o que pode ser altamente desgastante, afetando a sua produtividade.
A dica é que você busque o equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, estabelecendo limites junto à sua família e a si própria com relação às tarefas domésticas.
Evite que, no horário de trabalho, a rotina doméstica atrapalhe seu desempenho e gere mais estresse.
Ter uma alimentação balanceada e incluir exercícios físicos na rotina pode fazer uma grande diferença no seu dia a dia. Além de serem momentos de se distrair do trabalho, as práticas são excelentes para cuidar da sua saúde física e mental.
Lembre-se de que exercícios ajudam a diminuir o estresse e a melhorar a qualidade de vida. Por isso, inclua na agenda alguns minutos de caminhada, uma ida à academia (uma boa razão para sair um pouco de casa) ou uma aula de yoga, por exemplo.
Em relação à alimentação, faça pequenos lanches durante o trabalho, que sejam leves e nutritivos. Boas opções para isso são frutas e castanhas.
Ficar muito tempo presa dentro de quatro paredes pode levar ao que é conhecido como a síndrome Cabin Fever (febre de cabine) — uma sensação de irritabilidade resultante de um longo período de confinamento. Para evitar que isso aconteça com você, é importante tentar fazer caminhadas com a maior regularidade e frequência que puder.
Quer você saia para uma longa caminhada na hora do almoço com seu cachorro ou simplesmente passe alguns minutos andando pelo jardim, tomar um pouco de ar fresco realmente ajudará quando se trata de tentar se desconectar um pouco do trabalho e manter sua saúde mental sob controle.
Uma boa comunicação é uma característica essencial em qualquer ambiente de trabalho. O hábito, aliás, se tornou ainda mais importante no home office, já que as pessoas não se encontram mais pessoalmente nos corredores, almoços e outras ocasiões, como ocorria no modelo presencial.
Assim, é preciso definir bem entre os colegas e as lideranças qual é a política de trabalho: até que horas podem trocar mensagens sobre a rotina e qual é o horário limite para encerrar o expediente.
Além disso, é preciso deixar claros os sistemas usados para realizar o trabalho, como o fluxo deve ser organizado e quais os dias e horários das reuniões de equipe.
O estresse no home office também é causado pela ausência de colegas de trabalho e interações durante as horas trabalhadas. Cerca de 39% dos entrevistados se sentem solitários devido à falta de interação com os colegas de trabalho.
Por isso, busque criar momentos de confraternização. Se você trabalha com outras pessoas, que tal um happy hour presencial ou por chamada de vídeo?
Vá ao cinema, assista a sua série favorita, leia um livro, ligue para um amigo, enfim, encontre maneiras de relaxar e curtir com pessoas próximas, colegas de trabalho, familiares ou até com você mesma.
Que tal pegar uma piscina ou dar um pulinho na praia durante o fim de semana para descansar? Sair da rotina pode ajudar a evitar o burnout no home office!
Descansar não pode ser visto como um privilégio, mas sim como um direito seu. É uma das principais maneiras de cuidar da saúde e manter-se produtiva durante o dia a dia no trabalho. O segredo é apenas um: equilíbrio.
Então, agora que você já viu dicas de como evitar o burnout no home office, que tal ter seu merecido descanso na praia ou na piscina? Aproveite e dê uma passadinha na loja da Cali For Sun! Lá, você garante biquínis lindos e confortáveis para descansar com o pé na areia.
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