Como criar um ambiente de trabalho produtivo

Como criar um ambiente de trabalho produtivo e aconchegante em casa?

Depois da pandemia, o home office veio para ficar. Essa modalidade de trabalho se tornou a realidade de muita gente e, apesar de suas vantagens, tem seus muitos desafios. 

Logo, saber como criar um ambiente de trabalho produtivo é essencial para a qualidade do seu serviço e, claro, para a sua saúde.

Afinal, pode ser difícil se desligar dos afazeres domésticos — tem sempre alguma coisa por fazer, não é mesmo? — ou até mesmo definir limites saudáveis de carga horária de trabalho.

Se você é mãe, adicione a essa conta as 1001 interrupções diárias para resolver as demandas naturais das crianças.

O resultado, você já pode imaginar: sua produtividade despenca! E ainda leva junto a motivação e a qualidade de vida.

Ou seja, organização é fundamental.

Quer descobrir como minimizar distrações, manter o foco e ser mais produtiva, sem perder a leveza?

Então, continue a leitura, que a gente te conta tudo o que você precisa saber para se organizar melhor no home office. Só vem!

Afinal, como criar um ambiente de trabalho produtivo em casa?

Para criar um ambiente de trabalho produtivo — e aconchegante — em casa, você precisa se organizar. A melhor forma de fazer isso é escolhendo um local adequado para trabalhar, com móveis ergonômicos, iluminação adequada e decorado com elementos que te deixem à vontade e tragam um toque de personalidade.

Olha só como você pode fazer isso em 4 passos, usando elementos essenciais para um ambiente de trabalho agradável.

1. Escolha o local adequado

O seu local de trabalho precisa ser tranquilo e equipado com todas as ferramentas que você usa no seu dia a dia. Nas condições ideais, você tem um cômodo só para trabalhar.

Contudo, nem sempre é possível ter um lugar exclusivo para chamar de “meu escritório”, portanto, você precisa trabalhar dentro da sua realidade. Um cantinho no quarto, na sala de jantar ou até na varanda do apê podem funcionar bem.

O importante é delimitar o seu espaço e cuidar para que fique organizado e confortável.

2. Invista em ergonomia

O segundo ponto a considerar é a mesa e a cadeira do home office. Para quem não trabalha em escritório, isso pode parecer só um detalhe.

Porém, na verdade, a ergonomia no ambiente de trabalho em casa é essencial para melhorar a produtividade. Afinal, acomodada com conforto, sem dores nas costas ou no pescoço, você consegue trabalhar por mais tempo e com mais qualidade.

E é questão de saúde, portanto, inegociável. Invista em uma escrivaninha adequada à sua estatura e uma cadeira confortável com regulagem de altura.

3. Use a iluminação adequada

Além da iluminação natural, que é super bem-vinda para manter a produtividade, aposte em iluminação indireta e luminárias de mesa. Isso é importante para evitar a fadiga visual e para deixar o ambiente mais acolhedor. 

4. Dê o seu toque pessoal

Esse é o momento de pensar na organização e decoração para um home office, para inserir elementos que tragam beleza, aconchego e bem-estar.

Vasos de plantas, porta-retratos com foto de quem você ama, lembrancinhas de viagens, livros e quadros ajudam a dar vida ao ambiente e a manter o ritmo de trabalho.

Até porque é muito mais agradável trabalhar num cantinho em que você se sente à vontade, não é mesmo?

No entanto, o ambiente não pode e nem é capaz de ser o único fator responsável por te fazer mais produtiva. Claro que um ambiente organizado ajuda a organizar os nossos processos internos, mas, sabia que o contrário também é verdade?

Portanto, melhorar a produtividade depende muito mais da sua conduta pessoal em relação ao home office.

Que tal algumas dicas para conseguir explorar todo o seu potencial ao trabalhar em casa? Confira, a seguir.

Como melhorar a produtividade em home office? 7 dicas para potencializar seu trabalho

Para melhorar a produtividade em home office, você precisa entender que, mesmo em casa, sua prioridade deve ser o trabalho, pelo menos, por algumas horas todos os dias. Por isso, é necessário saber como minimizar distrações e manter o foco, otimizando a gestão de tempo e cuidando da saúde mental.

Confira as 7 dicas que preparamos para ajudar nessa jornada desafiadora de trabalhar em casa.

1. Arrume-se como se fosse trabalhar fora

Nada de passar o dia de pijamas, combinado? Lembre-se de que o que está por fora ajuda a organizar a mente, por isso, crie a rotina matinal de se preparar para o trabalho.

Tome um banho, vista roupas confortáveis, mas que te deixem preparada para participar de reuniões e até sair para almoçar ou levar as crianças à escola, se for o caso.

Faça seu skincare, uma maquiagem leve e pronto! Esse ritual diário costuma ser o suficiente para colocar sua mentalidade no “modo trabalho”.

2. Ajeite o seu espaço de trabalho

Depois de se arrumar e tomar café-da-manhã (se você está começando o dia cedinho), organize o seu escritório, nem que ele seja apenas a sua mesa.

Limpe e coloque cada material em seu devido lugar. A poluição visual compromete o seu rendimento.

Deixe uma garrafa de água ao seu alcance, ajuste a temperatura do ambiente e mãos à obra!

3.  Deixe o celular longe — e no modo silencioso!

Se você tem o hábito de checar o celular a cada 5 minutos, seu dia não vai render. Então, deixe o aparelho longe da sua vista e desative as notificações do WhatsApp e das redes sociais.

O barulhinho das mensagens pipocando na tela do telefone é um gatilho para que você interrompa o que está fazendo e dê só uma espiadinha no que está acontecendo. Para essa olhada rápida se transformar em 45 minutos não precisa de muito esforço…

4. Organize sua agenda

Ter uma agenda ajuda demais a definir prioridades e a reduzir a procrastinação. Quando você coloca todas as tarefas do dia no papel (ou em um aplicativo), você consegue ter noção de tudo o que precisa fazer.

Assim, fica mais simples saber quanto tempo pode demorar em cada atividade, evitando que elas se acumulem e comprometam suas metas e prazos. Ou seja, a tendência é que a agenda reforce sua disciplina e o seu comprometimento.

Separe um ou dois momentos só para responder emails e checar o grupo do trabalho nos apps de mensagens. Encaixe as tarefas mais difíceis nos horários em que você se sente mais criativa ou focada.

Essas são ótimas maneiras de não se perder ao longo do dia.

5. Faça pausas 

E não apenas as do almoço, combinado?

Seu cérebro precisa de descanso, de tempos em tempos, para evitar a exaustão mental e a queda da produtividade.

É muito fácil ficar várias horas seguidas sentada em frente ao computador, nós sabemos disso. Uma ferramenta que pode ajudar a lembrar das pequenas pausas é o método pomodoro, você já conhece?

A proposta é trabalhar 25 minutos com foco total, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Uma solução simples, mas que ajuda bastante. Na internet, você encontra sites só para isso, com cronômetros que te avisam quando começar e finalizar as pausas. 

Vale a pena tentar!

6. Limite o horário de trabalho

Sua agenda precisa ter horário de início e fim. Em casa, é muito comum a sensação de ter mais tempo para trabalhar, mas uma carga horária muito pesada reduz a produtividade e aumenta seus níveis de estresse.

Mesmo que você seja apaixonada por aquilo que faz, é importante equilibrar o trabalho com outras áreas de interesse. Reserve um tempo, ao final do expediente, para fazer outras coisas que te dão prazer e são importantes para sua saúde física, mental e emocional.

Conecte-se com a família e amigos, pratique exercícios, assista à sua série favorita ou leia um livro para relaxar… Enfim, sua vida pessoal importa, e muito!

7. Tire férias

Não subestime o poder das férias para manter a produtividade em alta ao longo do ano.

Para quem trabalha com carteira assinada, isso não costuma ser um problema, até porque as leis trabalhistas determinam esse período de folga todos os anos.

Por outro lado, se você é PJ, a história muda completamente. A sensação de ter que produzir mais é constante e pode ficar mais complicado separar alguns dias para descansar do trabalho.

Porém, acredite: você precisa de férias, sim! E nem precisa ser um mês todinho, 15 dias podem fazer milagres pela sua qualidade de vida. Ou até mesmo 1 semana, de tempos em tempos, quando você sentir necessidade.

Pode apostar que você vai voltar ao trabalho em home office muito mais motivada e focada.

Por falar em férias, garanta o seu biquíni Cali for Sun!

Viu só como criar um ambiente de trabalho produtivo em casa pode fazer maravilhas pela sua rotina? Dá até para começar a pensar naquela viagem para relaxar na praia.

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