Aprenda a organizar um guarda-roupa funcional e otimize seu tempo para montar os looks do dia a dia.
Você é do tipo que fica um tempão procurando por uma peça de roupa para sair, mas não acha? Já pensou em ter um guarda-roupa funcional? Esse conceito prioriza um armário organizado composto apenas por peças básicas e clássicas (atemporais), que combinam entre si.
Essa ideia não só ordena o guarda-roupa como também ajuda a otimizar o tempo na hora de escolher um look. Topa dar uma repaginada no armário? Então, confira as dicas abaixo e “mãos na massa”.
Dentre as diversas maneiras de como organizar guarda-roupas, existem algumas dicas que irão lhe ajudar a manter tudo em ordem no quarto. O importante é saber definir dentro do armário qual local é melhor para cada tipo de peça de acordo com o uso. Ficou com curiosidade? Confira abaixo todas elas!
A melhor maneira de iniciar uma arrumação é retirando todos os itens do guarda-roupas. Coloque uma música animada para começar o trabalho, espalhando as peças em cima da cama, na poltrona ou cômoda. Tente manter as peças divididas, assim, será mais fácil na hora de colocar de volta.
Aproveite para limpar bem as gavetas e as prateleiras. Se você preferir, já deixe um sachê de fragrância em cada cantinho do armário. Assim, quando colocar as roupas de volta, tudo ficará muito mais cheiroso e agradável.
O primeiro passo para organizar o guarda-roupa e deixá-lo mais funcional no dia a dia é separar as peças que realmente usa daquelas que você não usa mais (ou que nem te servem mais). Caso tenha alguma roupa rasgada ou com defeito, verifique se há como consertar ou se também vai desapegar.
Afinal, o que não é mais útil para você, pode ser para outra pessoa. Só de fazer isso, será possível diminuir o número de peças do armário, facilitando a arrumação e usabilidade na rotina.
É uma boa ideia dividir as peças de vestuário por categorias, como: esportes, trabalho, lazer, festas etc. Ao fazer isso, certamente ficará mais fácil encontrar o que busca na hora de se vestir, principalmente para quem levanta cedo e tem que escolher a roupa logo quando acorda.
Essa divisão também pode ser feita considerando a estação do ano. Na primavera e no verão, o ideal é guardar casacos mais pesados no fundo do armário. O mesmo vale para as roupas e os acessórios de praia nos meses de baixa temperatura.
Os sacos herméticos de plástico são ótimos para diminuir o volume e abrir espaço no guarda-roupa. Eles são facilmente encontrados em lojas de utilidades domésticas e têm diversos tamanhos.
Confira alguns insights para otimizar o espaço do guarda-roupa, tornando-o mais prático e funcional.
Para guardar peças menores ou roupas íntimas, uma boa opção é investir em colmeias organizadoras. Elas ajudam a separar cada item, dão visibilidade e, de quebra, otimizam o espaço.
Outra alternativa excelente para ambientes pequenos é apostar em nichos e prateleiras suspensas, já que não vão atrapalhar a circulação, nem ocupar espaço no chão.
Já foi o tempo em que tínhamos que equilibrar tudo em um único modelo de cabide. Hoje em dia, o mercado está cheio de novidades, com opções multiuso para cada tipo de vestimenta e até acessórios.
Para criar harmonia dentro do guarda-roupas, mesmo os cabides estando em diferentes formatos, você pode optar por uma padronização de cor ou mesmo de material.
Um ótimo jeito de manter tudo em ordem são as caixas organizadoras. Geralmente, elas ficam bem adaptadas dentro de gavetas. Há modelos específicos para roupas e, também, para acessórios como óculos e gravatas. Para as roupas íntimas, vale a pena ter uma caixa organizadora do tipo colmeia.
Na pressa, é normal experimentar um monte de roupas e não ter tempo para colocá-las novamente no cabide. Acabamos dobrando de qualquer jeito e “enfiando” no primeiro buraco que aparece dentro do armário.
Para que essa prática não se transforme em uma bola gigante que pode cair em cima do primeiro que abrir uma das portas, o ideal é fazer uma leve arrumação de vez em quando. É uma organização rápida, somente para tentar controlar a situação e não acumular bagunça.
Logo adiante, veja mais algumas dicas para ter um guarda-roupa funcional e prático, sem fazer grandes investimentos.
O consumo consciente envolve ter peças básicas e que formem uma “base” para os looks. Logo, você não precisa comprar várias roupas sem necessidade.
Antes de tudo, sempre verifique se realmente está precisando daquele item no momento, se ele combina com outras peças que já tem e se você vai conseguir usá-lo mais de uma vez.
Existem peças que são “coringas” e não podem faltar em nenhum guarda-roupa, principalmente aquelas mais básicas como:
Tais peças são fáceis de combinar com outras roupas e podem ser utilizadas em vários looks com propostas diferentes. Pode-se aproveitar a mesma peça, sem precisar comprar vários itens diferentes, que, no dia a dia, são mais difíceis de encaixar.
Essa dica contribui para uma melhor otimização de tempo na hora de definir que peças usar. Isso pode levar um tempo, mas não tenha pressa. Tire umas horinhas para avaliar o que fica bom no seu corpo. À medida que for experimentando as peças, fazer as combinações se tornará um processo mais fácil e natural.
E, por falar em combinações variadas, que tal conferir as peças avulsas da Cali for Sun? Dessa maneira, você pode montar vários looks para curtir na praia, na piscina e onde quiser!