Você já parou para pensar no impacto que a indústria da moda tem no nosso planeta? Pois saiba que essa é a preocupação das empresas de moda sustentáveis: marcas de roupas, calçados e acessórios comprometidas com uma cadeia de produção mais limpa.
A produção em massa de artigos de vestuário gera desperdício e poluição, sem contar com a exploração de recursos naturais. Só para você ter ideia, a indústria da moda só perde para a petrolífera no ranking das mais poluidoras do mundo.
Apenas o poliéster, uma das fibras sintéticas mais utilizadas, é responsável por cerca de 32 das 57 toneladas de gás carbônico lançadas na atmofera atualmente.
É aí que entra a proposta das marcas eco-friendly de apostar em materiais sustentáveis e reutilizáveis como uma alternativa ao consumo desenfreado de artigos derivados de fontes não-renováveis.
Quer conhecer as iniciativas em que grandes marcas do Brasil e do mundo vem investindo para aproximar sua produção de um ideal ecologicamente correto?
Então, continue a leitura! Aqui, você vai conhecer 10 empresas de moda sustentáveis e porque elas carregam esse título.
Uma marca de roupa sustentável é aquela que prioriza ações ambientalmente responsáveis e éticas em toda a sua cadeia de produção. Ela utiliza materiais eco-friendly — como orgânicos e reciclados — e busca minimizar seu impacto ambiental. Além disso, valoriza condições justas de trabalho e transparência em suas ações.
Essas marcas se preocupam com o uso de materiais sustentáveis na indústria da moda. Algodão orgânico, fibras recicladas e até mesmo tecidos inovadores feitos a partir de garrafas PET são alguns exemplos dessas matérias-primas ecológicas.
A responsabilidade social em empresas de moda é outro pilar importante da sustentabilidade. As marcas eco-friendly são empenhadas em garantir todos os direitos trabalhistas de forma humanizada, pensando na inclusão e valorização da diversidade.
Esse movimento em busca de uma produção menos agressiva é crescente e as grandes marcas do mercado são conscientes da necessidade de minimizar os impactos socioambientais do universo fashion. Que tal conhecer algumas delas?
Conheça 5 marcas brasileiras e 5 internacionais conhecidas por suas iniciativas sustentáveis na moda.
Pioneira em moda sustentável no Brasil, a Osklen é reconhecida até no exterior por sua busca pela sustentabilidade socioambiental.
Desde 1998, desenvolve t-shirts de algodão orgânico, mesmo quando esse conceito ainda não era tão conhecido. A marca segue evoluindo nas metas ambientais, mantendo-se firme na atitude de se tornar tão sustentável quanto possível, o mais rápido possível.
Com isso, a empresa está prestes a alcançar 1 milhão de peças produzidas com materiais e processos sustentáveis. É de impressionar, não é?
A Reserva é a primeira marca brasileira a se juntar ao Fashion Industry Charter for Climate Action. Esse pacto da ONU que reúne as grandes marcas de moda do mundo tem o objetivo de neutralizar o impacto ambiental da indústria fashion.
A empresa investe em pesquisas para criar tecnologias têxteis eco-friendly, aposta na reutilização de insumos e no descarte adequado de materiais. E ainda tem a intenção de desenvolver coleções utilizando apenas materiais sustentáveis.
A carioca FARM é uma marca conectada ao conceito de moda circular e preocupada com o meio ambiente. Esse compromisso levou ao lançamento da re-FARM, um segmento de peças com foco na sustentabilidade.
Essas peças são confeccionadas em algodão certificado pelo programa ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e pela BCI (Better Cotton Initiative). A iniciativa tem o objetivo de garantir a qualidade do material desde o cultivo até o produto final.
A empresa é 100% carbono neutro, marca atingida pelo plantio de 1000 árvores diariamente. E já deixou de descartar mais de 10 toneladas de resíduos têxteis, que são doados para projetos sociais e viram matéria-prima para artesãs.
A Pantys é uma marca brasileira de calcinhas absorventes reutilizáveis que tem sua estratégia de ações sustentáveis alinhada aos objetivos de sustentabilidade da ONU.
Ou seja, além da preocupação em reduzir o impacto ambiental — o seu e o do descarte de absorventes menstruais —, a empresa é comprometida com metas sociais.
Entre elas, a igualdade de gênero, inclusão, diversidade e capacitação de mulheres em situação vulnerável, por exemplo.
Só em 2022, foram mais de 250 toneladas de gás carbônico compensado, quase 900kg de plástico reciclado e mais de R$ 300 mil doados em itens de higiene pessoal em combate à pobreza menstrual.
A marca brasileira Yes I am Jeans tem uma abordagem única em relação aos processos de beneficiamento das suas peças.
Enquanto muitas lavanderias industriais utilizam inúmeros procedimentos para deixar os jeans macios, a Yes I am opta por passar apenas pela etapa de amaciamento, pois suas peças têm lavagens clássicas que não necessitam de tantos processos.
Segundo o site da marca, os jeans são confeccionados por mão de obra especializada e humanizada, utilizando processos químicos mais suaves.
Além disso, a empresa possui, nas lojas físicas e no site, uma seção dedicada exclusivamente a peças de segunda mão.
Essa é uma excelente oportunidade de adquirir um item da marca por um preço bem mais acessível e ainda prolongar sua vida útil, adiando o descarte da peça. Uma forma inteligente e consciente de consumir moda.
Campeã de sustentabilidade, a Puma é considerada a marca mais sustentável da indústria da moda. A empresa alemã de artigos esportivos é líder em redução do consumo de água e uso de produtos químicos.
A marca reduziu drasticamente suas emissões de carbono tanto em suas operações quanto na cadeia de suprimentos. Isso se tornou possível graças a medidas como o uso de fontes renováveis de energia e de carros elétricos em sua frota.
Além disso, a Puma preza pela transparência e passou a publicar sua lista completa de fornecedores. E ainda é comprometida com a garantia dos direitos trabalhistas, melhorando as condições de trabalho em parceria com organizações dedicadas ao assunto.
Uma abordagem exemplar para um futuro mais sustentável na moda.
A Levi’s é uma marca americana que leva a sustentabilidade a sério: clima, consumo e comunidade são os pilares de suas ações.
A empresa já adota várias resoluções alinhadas a essa visão, como, por exemplo, investir em materiais inovadores. Um deles é uma variedade de cânhamo que cresce mais rápido, usa menos água e é tão macio quanto o algodão.
Outra iniciativa importante — especialmente para uma fabricante de jeans — é a técnica WaterLess, que reduz o consumo de água no processo de amaciamento das peças.
A Levi’s também lançou uma plataforma SecondHand para revenda de roupas e oferece serviços de alfaiate para reformar peças, incentivando o reaproveitamento e a redução de resíduos.
A italiana Gucci, uma das maiores marcas de moda do mundo, é uma das pioneiras no caminho da sustentabilidade e do consumo eco-friendly.
A grife é comprometida em neutralizar suas emissões de carbono e por isso apoia diversos projetos de conservação florestal em países em desenvolvimento.
Em 2020, a empresa lançou a coleção “Off The Grid”, composta por roupas e acessórios feitos de materiais recicláveis, orgânicos e de origem sustentável.
Atitudes de luxo com consciência ambiental, não é mesmo?
Stella McCartney, a grife britânica da filha do ex-Beatle Paul McCartney, sempre foi uma destaque em moda ética e sustentável, muito antes desse movimento ganhar força global.
Em 2019, a marca deu um passo inovador com a linha Koba, substituindo pele animal por uma pele falsa feita de poliéster reciclado e milho.
Desde então, a marca busca reduzir ainda mais a emissão de carbono, tornando essa alternativa ainda mais sustentável do que as peles falsas convencionais. É uma verdadeira revolução na moda eco-friendly.
Em 2020, a Burberry deu uma guinada em suas práticas ambientais, reinventando 26 itens de seu acervo através do upcycling.
A marca inglesa tem investido em acessórios e roupas sustentáveis feitas com nylon reciclado, proveniente de redes de pesca, bioacetato e retalhos de tecido.
Todas as peças possuem pelo menos um selo de qualidade sustentável e foram produzidas em fábricas biossustentáveis, focadas em projetos de redução de consumo de energia e água.
Já percebeu que cuidar do meio ambiente é tendência, certo? Por isso, o número de empresas de moda sustentáveis vem crescendo a cada ano. A natureza agradece e nós, amantes de uma boa praia, também!
Por falar nisso, que tal passar na Cali for Sun e conhecer nossas novidades em moda praia?
Temos tudo o que você precisa para curtir a natureza do jeito que você e ela merecem: com diversão, leveza e responsabilidade.
Nossos biquínis são confeccionados em tecido com proteção solar UVA e UVB e tecnologia LYCRA, que garante conforto e maior durabilidade. A modelagem é sem costuras, pensada especialmente para encaixar no corpo sem apertar.
E tem mais: todas as peças da Cali são avulsas. Aproveite a liberdade de escolher o que mais combina com você.
Cali for Sun Beachwear: sinta-se livre para ser você mesma.