Com a chegada do inverno, é normal a umidade do ar ficar mais baixa, com temperaturas mais frias. Contudo, esses fatores acabam sendo prejudiciais à saúde da pele do rosto e do corpo, pois há uma diminuição na transpiração corporal.
Aliás, nessa época, tomamos mais banhos quentes, o que provoca uma remoção da oleosidade natural da pele e, ainda, uma diminuição do manto hidrolipídico, que retém a umidade.
Dessa forma, a pele no inverno acaba ficando com aspecto esbranquiçado, o que indica uma desnaturação de proteínas, além de perder o brilho natural, ou seja, nada saudável.
E, para reverter essa situação desagradável, algumas atitudes devem ser tomadas para garantir a saúde da pele. Pensando nisso, separamos aqui os cuidados fundamentais para você ter no inverno. Vamos lá?
A seguir, veja alguns cuidados para redobrar no inverno:
O rosto é uma das regiões mais expostas ao vento frio e, como tal, requer cuidados especiais. Embora o hidratante facial seja fundamental para quem tem a pele seca, pessoas com a pele oleosa também devem utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo.
O hidratante para pele seca pode ser à base de uréia, aloe vera e óleo de amêndoas, enquanto a pele normal pode se dar melhor com ativos como vitamina A e E. Já para as peles mista e oleosa, deve-se escolher um hidratante oil-free com textura em gel.
A pele que recobre os lábios é muito fina e delicada, ficando ainda mais sujeita às rachaduras provocadas pelo ressecamento. Por isso, recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia, protegendo-os contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.
A radiação UVB, que é a maior causadora das queimaduras, é mais intensa no verão. Entretanto, os raios UVA, que aceleram o envelhecimento e aumentam o risco de câncer de pele, têm a mesma intensidade o ano todo.
Acrescente aos seus cuidados com a pele no inverno o uso de loções hidratantes ou óleos corporais para manter a hidratação. Não se esqueça de que todo o corpo precisa dessa atenção, o que inclui o rosto, as mãos, os pés e os lábios.
Sempre utilize um produto de boa qualidade, adequado ao tipo de pele e, ainda, indicado para a parte do corpo a ser hidratada.
Para a face, use um creme facial, bem como para os pés e mãos, opte por cremes específicos. Isso deve ser feito para assegurar que a hidratação seja na medida certa.
Uma alimentação adequada, que seja equilibrada e saudável, é fundamental para manter a pele mais saudável durante o inverno.
Para isso, é importante comer muitos legumes, hortaliças e frutas, pois esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, capazes de neutralizar os radicais livres e prevenir o envelhecimento.
As frutas, que são ricas em vitamina C, como a laranja, o morango ou a cereja, também são ótimas para a estação, assim como os vegetais são indispensáveis no cardápio do inverno. Aqui, podemos destacar o brócolis e a cenoura como exemplos.
Outro alimento que é importante ser adicionado à alimentação no inverno é a soja. O grão é rico em isoflavonas, uma substância que evita o ressecamento da pele e melhora a elasticidade.
As castanhas, nozes e amêndoas também são relevantes por serem ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, que mantêm a pele mais saudável e bonita.
No inverno, é comum diminuirmos a ingestão de água. Contudo, isso é um erro gravíssimo. É indispensável manter a ingestão de água em boas quantidades para que a pele e o organismo fiquem hidratados, garantindo mais maciez e elasticidade à pele.
O ideal é bebermos, no mínimo, dois litros de água por dia, mas para quem tem dificuldade em ingerir água, principalmente no inverno, uma boa alternativa são os chás claros ou de frutas. Aqui, é importante dividir os dois litros em água e chás.
Com o tempo mais frio, acabamos tomando banhos mais quentes e demorados, não é mesmo?
Contudo, isso também é um erro. Banho muito quente e longo faz com que o manto hidrolipídico fique irritado, o que deixa a pele ressecada e com aspecto craquelado.
Para evitar essa situação, o ideal é tomar banhos mornos e mais rápidos, assim como evitar o uso excessivo de buchas. Opte também pelos sabonetes glicerinados.
Além de todas as dicas de cuidados apresentadas acima, vale destacar que, para pessoas que possuem pele muito oleosa, o ideal é evitar o uso de hidratante comum no rosto, optando por produtos com oil-free para aplicação nas áreas de maior oleosidade, conforme aponta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Ainda, não se esqueça dos lábios, que tendem também a ficar muito ressecados durante o inverno. Para isso, use hidratantes específicos, com o objetivo de evitar as rachaduras na região.
Gostou de todas as dicas apresentadas no texto? É fundamental que você cuide da sua pele no inverno para poder aproveitar o verão com mais tranquilidade!
E, quando o tempo frio começar a passar, sua pele já estará preparada para curtir as temperaturas mais quentes. Por falar nisso, que tal começar a pensar nos looks do seu projeto verão com os modelos exclusivos da Cali For Sun? Aproveite!