Rotina de skincare passo a passo

Rotina de skincare: passo a passo para uma pele bem cuidada

Quem aí ama cuidar da pele? Aqui desse lado da tela, nós levantamos as mãos. Se você faz parte dessa turma — ou se não faz, mas sabe que deve dar atenção ao seu rosto —, vem conferir esse passo a passo para uma rotina de skincare simples e eficaz.

Além de levar apenas alguns minutos para deixar sua pele mais saudável e bonita, esse autocuidado faz maravilhas pela nossa autoestima, concorda?

E não pense que você precisa investir em um milhão de produtos. A proposta aqui é fazer aquele básico que funciona. 

Ainda assim, vale lembrar: consulte um dermatologista para que ele possa indicar os produtos mais apropriados para o seu tipo de pele, seja para tratamento ou para estética.

 Pronta para começar? Vamos lá!

Como montar uma rotina de skincare básica?

Uma rotina básica de skincare tem 3 etapas essenciais: limpeza, hidratação e proteção. Para corrigir ou melhorar alguns aspectos que causam incômodo ou desconforto, um dermatologista pode indicar uma etapa adicional de tratamento específico para suas queixas, de acordo com o seu tipo de pele.

Aliás, esse é um dos segredos para uma rotina de skincare que traz resultados reais. Usar produtos aleatórios — só porque ouviu falar ou porque sua amiga está usando —, sem levar em consideração as indicações, pode causar o efeito oposto ao desejado. 

Então, antes de continuarmos, você sabe qual o seu tipo de pele?

Como identificar o seu tipo de pele?

Existem 4 tipos de pele: seca, normal, mista e oleosa, cada uma com características bem distintas umas das outras. Veja só!

  • pele seca: costuma estar sempre ressecada, com sinais de descamação e vermelhidão. Como a produção de sebo é insuficiente, é comum a sensação de repuxamento e até algumas áreas craqueladas;
  • pele normal: aquela “pele de pêssego”, com o equilíbrio perfeito — nem seca, nem oleosa — que toda mulher deseja. E também a mais difícil de conseguir, já que todas nós estamos sujeitas a variações hormonais, emocionais e nutricionais que afetam a aparência da pele;
  • pele mista: tem características de pele seca e oleosa ao mesmo tempo. Normalmente, a zona T — que compreende a área da testa, nariz e queixo — tem excesso de óleo, mas as bochechas podem ser ressecadas;
  • pele oleosa: o “pesadelo” da maioria das mulheres brasileiras. Brilho excessivo, poros dilatados, textura irregular e tendência à acne são marcantes nesse tipo de pele;
  • pele sensível: é a que apresenta maior propensão a alergias e processos inflamatórios, levando a vermelhidão e intolerância a fatores externos, como calor, frio, medicações e cosméticos. Qualquer tipo de pele — da seca a oleosa — pode ser sensível.

Agora que você sabe como identificar os tipos de pele, lembre-se de usar apenas produtos de skincare recomendados para a sua, combinado?

Passo a passo para uma rotina de skincare que funciona de verdade

O segredo para um rotina de skincare eficaz é seguir rigorosamente as etapas de limpeza, tratamento, hidratação e proteção. E, principalmente, repetir o passo a passo todos os dias. 

Assim, em pouco tempo, você já pode começar ver e sentir sua pele mais uniforme, viçosa e saudável.

Veja como fazer.

1. Limpeza

O primeiro passo de qualquer rotina de skincare é limpar bem o seu rosto, para remover o excesso de oleosidade e impurezas e preparar o rosto para as próximas etapas. Lembre-se de usar produtos de limpeza facial indicados para o seu tipo de pele. 

As normais e secas pedem produtos mais suaves, como a Espuma de Limpeza Suave Cetaphil.

Se sua pele é oleosa, pode usar um sabonete mais adstringente que não retire toda a camada de proteção, pois isso aumenta a produção de óleo. O Gel de Limpeza Facial Alta Tolerância La Roche-Posay é uma ótima opção.

À noite, para fazer uma limpeza mais profunda, use água micelar. Esse produto atua como demaquilante e remove até as impurezas mais difíceis e “invisíveis”, mantendo a pele hidratada.

Uma vez por semana, faça uma esfoliação leve após a limpeza noturna, apenas para remover as células mortas e estimular o processo de renovação celular. 

Mas não exagere! Use abrasivos gentis, como as máscaras de argila que, além da ação esfoliante, repõe minerais importantes para a saúde da cutânea.

2. Tratamento

Depois de limpo, seu rosto está pronto para receber os produtos de tratamento que vão atuar para melhorar o aspecto da pele ou potencializar o efeito dos produtos utilizados nas próximas etapas.

É aqui que entra a aplicação de séruns e cremes que amenizam os sinais do tempo, controlam a oleosidade, secam espinhas, suavizam manchas, acalmam as peles sensíveis e combatem os radicais livres.

Os ácidos, como o glicólico e o retinóico, por exemplo, só devem ser aplicados na rotina de skincare noturna, pois deixam a pele suscetível a manchas.

Por outro lado, a vitamina C — estrelinha dos antioxidantes — não tem contraindicações para uso noturno, mas é conhecida por potencializar a ação fotoprotetora. Ou seja, é perfeita para usar durante o dia, junto com seu protetor solar.

Nossas sugestões: Sérum Rejuvenescedor Skincare Glycare Night Mantecorp e Sérum Concentrado de Vitamina C Melano CC

3. Hidratação

Hora de nutrir a pele para devolver o viço e garantir elasticidade, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Se você sofre com oleosidade, talvez torça o nariz para essa etapa do skincare. No entanto, a hidratação também é importante para controlar a produção de sebo, sabia?

Existem hidratantes para os diferentes tipos de pele. O segredo para não ficar com aquela sensação desagradável e pegajosa no rosto é usar séruns leves, que são rapidamente absorvidos e têm acabamento seco. 

Os que contém ácido hialurônico, como o hidratante fortalecedor facial Vichy Minéral 89, ou matrixyl — que, entre outras funções, estimula a síntese do ácido na pele — são incríveis para todos os tipos de pele e podem ser aplicados de manhã e à noite.

Não se esqueça de dar uma atenção especial à área dos olhos, certo? 

A rotina de skincare noturna acaba aqui. Porém, para o dia, ainda falta um último passo. 

4. Proteção

Para finalizar o skincare diurno, você não pode deixar de proteger sua pele dos danos causados pela radiação UV. Portanto, nem pense em ignorar a importância do protetor solar diário.

Existe uma ampla variedade de filtros solares disponíveis para todos os tipos de pele, em diversas texturas, com cor e sem cor.

O Isdin Fusion Water Oil Control FPS60 e o Minesol Oil Control FPS 70 Neostrata (disponível em quatro tons diferentes) são super sequinhos e deixam um acabamento aveludado.

Prefira as opções com FPS alto (no mínimo, 50) e lembre-se de reaplicar a cada duas horas, se estiver exposta ao sol.

Aliás, em ambientes abertos com alta incidência de luz solar, como nas praias, use também barreiras físicas para se proteger, como chapéus e outras peças com proteção UV.

A Cali for Sun também cuida da sua pele

Viu só como o passo a passo de uma rotina de skincare não precisa ser complicado? Com os cuidados certos e constantes, você vai se surpreender com os resultados.

Você sabia que a Cali for Sun também ajuda a cuidar da sua pele?

Além de lindos e confortáveis, nossos biquínis são confeccionados em tecido com proteção UVA e UVB e dão aquela proteção extra para partes sensíveis do corpo. Perfeitos para você curtir o sol sem medo e ainda ganhar aquela desejada marquinha de verão.

Conheça os biquínis Cali for Sun e escolha quais deles vão te fazer companhia nos dias de praia.

Cali for Sun: sinta-se livre para ser você mesma.