Esse artigo é para você que quer conhecer os melhores lugares para viajar sozinha no Brasil.
Não seria ótimo colocar mais pins naquele mapa onde você marca os destinos que já conheceu viajando solo? Ou, então, ter uma start list para saber por onde começar a se aventurar?
Antes de se questionar se viajar sozinha é para você, saiba que toda mulher pode — e deve — viver essa experiência, se desejar. É uma forma libertadora de fortalecer autonomia, independência, de se conhecer melhor e apreciar a própria companhia.
E, claro, descobrir locais maravilhosos e fazer amizades para uma vida inteira.
Quem é que não gostaria de vivenciar tudo isso?
Portanto, se você está preparada para fazer parte do time das mulheres viajantes, continue a leitura. Aqui, você vai descobrir como fazer sua primeira viagem sozinha e uma lista de destinos imperdíveis nesse Brasilzão (com dicas bônus no final!).
Vem com Cali!
Viajar sozinha envolve um planejamento mais cuidadoso, para minimizar situações de risco. Logo, você deve pesquisar sobre o destino, planejar seu itinerário e escolher hospedagens e transportes seguros. Coloque na mala tudo o que você vai precisar, o que inclui, além das roupas e acessórios, uma boa dose de autoconfiança.
Afinal, a primeira viagem solo pode dar aquele friozinho na barriga — de expectativa e de medo também — e parecer um desafio para quem nunca se aventurou sozinha.
Porém, é uma oportunidade absolutamente incrível de autoconhecimento e crescimento pessoal.
Confira as 8 dicas que separamos para você que vai viajar sozinha pela primeira vez.
O ponto de partida para planejar sua primeira viagem sozinha é saber o quanto você pode gastar.
Nesse orçamento, devem caber as passagens de ida e volta, hospedagem, transportes, alimentação, ingressos para as atrações que deseja conhecer e um extra para possíveis perrengues e emergências.
Com o valor já definido, chegou o momento mais empolgante desses primeiros passos para organizar sua aventura: escolher o destino.
Se você já tem um lugar em mente e seus recursos permitem, se joga, mulher! Contudo, se esse não é o seu caso, você precisa pesquisar bastante.
Mergulhe na internet e levante algumas opções de locais com características que te permitam viver seus objetivos de viagem.
Pense aí: praia ou montanha? Frio ou calor? Cidades pequenas ou grandes centros urbanos? Passeios culturais ou festas agitadas? Relaxar em contato com a natureza ou visitar pontos turísticos conhecidos?
Suas respostas servem de guia para encontrar os lugares mais adequados. Depois disso, pesquise um pouco mais para conhecer costumes locais, facilidade de locomoção e, principalmente, a segurança.
Aí ficou fácil, não é mesmo? Selecione o seu destino perfeito e comece a planejar seu itinerário.
Providencie as passagens e outros traslados até o seu destino. Faça um planejamento básico de tudo o que você gostaria de fazer lá, mas não se esqueça de deixar espaço para a espontaneidade.
Muitas vezes, os programas inesperados podem se tornar os melhores de toda a viagem.
Pesquise os tipos de hospedagem que mais te agradam de acordo com o seu orçamento. Procure reservar acomodações que ofereçam um ambiente seguro e confortável para mulheres viajantes.
Antes de fazer as reservas, verifique as avaliações de quem já se hospedou no mesmo local, assim, você pode ter ideia do que esperar.
Monte uma mala com roupas que realmente serão usadas na viagem. Levar sandália de salto alto para o meio do mato não faz sentido, não é mesmo? Só vai ocupar espaço na mala.
Por isso, faça uma mala inteligente: roupas adequadas ao destino, peças versáteis, acessórios funcionais e também aqueles para dar o seu toque pessoal aos looks.
Segurança é a palavra de ordem das viagens solo para mulheres. Esteja atenta ao que se passa ao seu redor, evite exibir objetos de valor e andar por áreas perigosas ou isoladas, especialmente à noite.
Além de evitar se colocar em riscos desnecessários, deixe seus amigos e familiares mais próximos sempre informados durante a viagem.
Compartilhe seu itinerário, os detalhes de suas acomodações e mantenha-os atualizados sobre seu bem-estar.
Uma das melhores coisas de viajar sozinha é a oportunidade de conhecer pessoas novas. Esteja aberta para fazer novas amizades, converse com outros viajantes hospedados no mesmo local que você e participe de tours ou atividades em grupo.
Esse é o ponto alto das viagens solo.
Aproveite esse tempo para se conectar consigo mesma. Aprecie os momentos de solitude, faça um diário de bordo com reflexões sobre os locais, pessoas e experiências.
Lembre-se de que a primeira viagem solo pode ser um pouco assustadora, mas também emocionante e gratificante. Portanto, tenha confiança em si mesma, esteja aberta a novidades e aproveite cada momento dessa aventura.
Depois desse mini manual para mulheres viajantes, está pronta para descobrir sugestões incríveis para conhecer na própria companhia? Então, venha conferir o que preparamos para você.
Separamos 5 destinos brasileiros para quem gosta de contato com a natureza, passeios culturais, agitação de cidade grande e turismo gastronômico. Confira!
Ilha Grande é um dos melhores lugares do litoral brasileiro para quem procura uma verdadeira imersão na natureza. Praias de águas azuis e o verde exuberante da Mata Atlântica te aguardam nesse pedacinho do paraíso.
Os passeios normalmente são realizados em grupos, o que é excelente para as mulheres viajantes que procuram conhecer gente diferente e fazer novas amizades.
Se for conhecer as trilhas — há muitas opções por toda a ilha —, procure levar companhia, por questões de segurança em caso de acidentes ou imprevistos.
Mais um destino seguro e perfeito para mulheres que amam se conectar com a natureza e não abrem mão de turismo de aventura.
Prepare-se para mergulhar em rios de águas cristalinas acompanhada de peixes de todas as cores e tamanhos, conhecer grutas, fazer rapel, arvorismo… E conhecer pessoas dos mais variados lugares do Brasil e do mundo.
A cidade conta com diversas opções de hospedagem e a maioria delas oferece traslados para as atrações mais populares.
Patrimônio histórico mundial, Ouro Preto é uma viagem no tempo. Com sua arquitetura colonial preservada, igrejas antigas, museus e ruas de paralelepípedos, a cidade oferece uma atmosfera única, imersa em história e arte.
A cidade é um polo universitário — olá, vida noturna — e ainda está cercada por cachoeiras e paisagens de perder o fôlego.
Opções de hospedagem não faltam: de bnb’s simples e aconchegantes a hotéis de luxo em estilo colonial.
O destino ideal para as mulheres que querem o combo praia + história + gastronomia + vida noturna badalada.
Recife conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida que atrai visitantes o ano todo. Caso você não goste de muito movimento, fuja da alta temporada (novembro a fevereiro), pois a cidade fica bem cheia.
E, nesse caso, vale um lembrete. Se você está acostumada a viajar para cidades grandes, já sabe que precisa redobrar o cuidado com a segurança. Por isso, fique sempre atenta, combinado?
Apesar de ser um destino desejado por casais em lua-de-mel, Gramado não deixa nada a desejar para as mulheres que amam estar na própria companhia.
Com sua atmosfera acolhedora, ruas charmosas e uma estrutura turística que não perde, em nada, para cidades européias, Gramado oferece uma experiência encantadora.
Alta gastronomia, vinícolas, chocolates artesanais deliciosos, festival de cinema e o Natal mais procurado do Brasil. A viagem vale a pena, no verão e no inverno.
Se você está em busca de lugares seguros para mulheres viajarem sozinhas, pode incluir esses três países, sem medo!
Paisagens deslumbrantes, grande variedade de atividades ao ar livre e cidades cosmopolitas — Vancouver, Toronto e Montreal — ricas em arte, cultura e gastronomia.
Adicione um dos povos mais hospitaleiros e educados do planeta e você pode entender porque o Canadá é um dos melhores destinos para mulheres viajantes.
O país conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida e um sistema de saúde completo e acessível, para o caso de emergências.
A Austrália é um país com praias de tirar o fôlego, uma fauna única — cangurus e coalas, meninas — e opções de atividades de aventura que você precisa conhecer.
As grandes cidades, como Sydney e Melbourne, têm uma vida noturna movimentada, recheada de programas culturais, artísticos e gastronômicos.
Sem contar que os australianos também levam a fama de serem super alto-astral e focados em qualidade de vida.
Ou seja, coloca na sua lista porque tem coisas que você só vai encontrar e viver por lá.
Visitar o Reino Unido é uma experiência fascinante. O país oferece uma combinação única de história — olá, castelos medievais — , paisagens pitorescas, rica cena artística e vida noturna agitada nas cidades grandes.
Desde os icônicos monumentos e museus de Londres até as highlands escocesas, o destino não decepciona.
Com sua reputação de segurança, transporte eficiente e hospitalidade, o Reino Unido vai te deixar com vontade de quero mais.
Fala se não dá vontade de botar o pé na estrada agora!?
O que achou das nossas sugestões de melhores lugares para viajar sozinha? Tem opções para todos os gostos e, seja qual for a sua escolha, pode apostar que você vai viver momentos inesquecíveis.
E, para onde quer que você vá, sabe o que não pode faltar na sua mala? Um biquíni, mulher!
Afinal, é sempre bom estar preparada para tomar um sol ou dar um mergulho, nem que seja na piscina aquecida do hotel, em pleno inverno.
Então, venha conhecer a moda praia da Cali for Sun! Aqui, você encontra biquínis, maiôs, saídas de praia e acessórios para colocar na mala e ficar pronta para o que der e vier.
Nossos biquínis são confeccionados em tecido com proteção solar UVA e UVB e tecnologia LYCRA, que garante conforto e maior durabilidade. A modelagem é sem costuras, pensada especialmente para encaixar no corpo sem apertar.
Todas as peças da Cali são avulsas. Aproveite a liberdade de escolher o que mais combina com você.
Cali for Sun Beachwear: sinta-se livre para ser você mesma.