Eis o dilema de quem pretende começar a se exercitar: treinar sozinha ou acompanhada? Você pode até ficar em dúvida, mas a decisão mais importante você já tomou — a de cuidar da sua saúde.
O que você precisa agora é de boas informações para avaliar suas opções e descobrir qual delas se encaixa melhor na sua rotina, no seu estilo de vida e nos seus objetivos fitness.
Afinal, sua escolha pode influenciar a motivação, o bem-estar e até os resultados que você espera alcançar treinando no ambiente movimentado da academia ou na tranquilidade do seu lar.
Por isso, no post de hoje, você vai conferir quais as vantagens de treinar sozinha ou acompanhada — e também suas desvantagens — e descobrir o que dá mais resultado.
Vamos direto ao ponto!
Treinar em casa é sinônimo de flexibilidade no dia a dia. Você escolhe o melhor horário para se exercitar, encaixando a atividade na sua rotina do jeito que preferir.
Sem o tempo perdido em deslocamentos, sua agenda fica livre para o que realmente importa, tornando seus dias mais produtivos.
Em casa, o espaço é só seu. Por isso, se você prefere se manter longe de olhares curiosos, o ambiente domiciliar permite que você explore novos exercícios e supere seus limites sem se sentir desconfortável ou pressionado a mostrar desempenho.
A economia é outra vantagem de treinar em casa. Diga adeus às mensalidades de academia e aos custos com transporte.
Com um pequeno investimento inicial em roupas para treinar e em alguns equipamentos — como elásticos e minibands, por exemplo —, você consegue fazer uma variedade de exercícios diferentes para trabalhar seu corpo todo.
Sua casa, suas regras.
Treinar em casa permite que você siga planos de exercícios totalmente adaptados aos seus gostos e necessidades, inclusive com a possibilidade de treinar ao ar livre e variar as modalidades.
Assim, você pode fazer seu próprio cronograma de treinos, alternando exercícios de força e ganho de massa, como a musculação, com atividades aeróbicas e de condicionamento físico, como funcional e yoga.
Contudo, é claro que treinar por conta própria também tem lá suas desvantagens. Conheça as principais e lembre-se de colocá-las na balança para tomar sua decisão:
Agora que você conhece os prós e contras de treinar sozinha em casa, confira os motivos para treinar — ou não — na academia.
Academias são verdadeiros parques de diversões para quem ama treinar, com uma infinidade de equipamentos e aulas de diversas modalidades.
Logo, você pode variar sua rotina de treinos com facilidade, experimentando aparelhos modernos, variedade de cargas, acessórios e treinos alternativos, o que pode ser um incentivo a mais para melhorar seus resultados.
Não subestime o poder de treinar em um ambiente cheio de energia. As conversas, as músicas e até o som dos pesos podem exercer um efeito realmente estimulante na sua disposição e na intensidade dos exercícios.
Além disso, na academia, você está sempre rodeado por pessoas que compartilham dos mesmos objetivos e, ver a dedicação e a motivação dos outros alunos, pode aumentar a sua motivação e responsabilidade com os treinos.
Uma das grandes vantagens de frequentar uma academia é o acesso a instrutores e treinadores qualificados.
Eles não só ajudam a ajustar sua técnica para garantir que você faça cada movimento corretamente, como também oferecem dicas e apoio que podem potencializar seus resultados e minimizar o risco de lesões.
A academia também é um excelente lugar para conhecer pessoas e socializar. Entre um exercício e outro, você tem a chance de conversar com pessoas novas, fazer amizades e até encontrar parceiros de treino que compartilham dos mesmos interesses.
Assim como treinar sozinha tem desvantagens, o treino na academia também tem seus contras. Veja quais são eles:
Agora que você já conhece os pontos positivos e negativos de treinar sozinha ou acompanhada, confira qual dá mais resultado — academia ou em casa?
Em termos de ganho de força e de massa muscular, a academia costuma ser a melhor opção pela variedade de equipamentos e cargas, que permite uma evolução mais rápida. Para perda de peso, os treinos aeróbicos realizados em casa funcionam tão bem quanto os da academia.
Quanto aos resultados no bem-estar geral, a academia leva a melhor. Um estudo publicado no Journal of Osteopathic Medicine aponta que as pessoas que optam por treinos coletivos têm mais ganhos em termos de bem-estar mental e emocional e redução de estresse do que as pessoas que treinam sozinhas.
Contudo, apesar do que a ciência diz, na hora de decidir entre treinar sozinha ou acompanhada, o importante é escolher o que se encaixa melhor na sua realidade. Os seus resultados dependem mais da sua motivação e responsabilidade com o treino do que do local onde vai treinar. Lembre-se disso!
E, se a dúvida persistir, que tal misturar os dois — casa e academia? Essa pode ser uma ótima maneira de descobrir o que realmente funciona melhor para você.
Seja qual for a sua escolha — treinar sozinha ou em casa —, o importante é encontrar o que melhor se encaixa no seu estilo de vida e contar com roupas que se encaixem perfeitamente no seu corpo.
A linha fitness da Cali for Sun combina funcionalidade, conforto, elegância e tecnologia para entregar peças feitas para te acompanhar em qualquer tipo de treino.
Confeccionadas em tecido tecnológico, nossas peças são respiráveis, zero transparência e resistente a estiramento, pois não possuem elástico em sua composição.
Conheça a coleção fitness Cali for Sun e descubra a companhia ideal para o seu treino em casa ou na academia.